Direito

Americana / Maria Auxiliadora

  1. Duração do curso

    10 semestres

  2. Turno das aulas

    Matutino e Noturno

  3. Horário das aulas

    M: 7h50 às 11h30 | N: 19h às 22h35

  4. Investimento

    Mensalidades 2017; Matutino: R$1.152,00*; Noturno: R$ 1.152,00

  5. Ato Regulatório

    Portaria nº 70/17 de 10.02.2017 publicada em 13.02.2017

Sobre

Reconhecido pelo MEC, estrelado pelo Guia do Estudante, o Curso conta com corpo docente atuante e altamente qualificado, com mais de 75% de Mestres e Doutores com experiência profissional prática como juízes, promotores, advogados, delegados. O Curso tem boa aprovação nos exames da OAB superando médias nacional e estadual. Integração internacional com as Instituições Salesianas de Educação Superior (IUS) e excelente relação com a sociedade e com o mercado de trabalho

Americana - Direito

Direito em Americana

O Curso de Direito de Americana possui uma excelente estrutura, com bibliotecas atualizadas, salas de aulas bem equipadas e confortáveis, Núcleo de Prática Jurídica com atendimento à comunidade carente; Setor de Triagem e Conciliação do Juizado Especial Cível, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, biblioteca especializada na prática jurídica; sala de Tribunal do Júri simulado com capacidade para 80 pessoas e sala de audiência simulada para 50 pessoas.

Objetivo

O objetivo do Curso de Direito é a formação integral, técnica e humana dos alunos. Sem dissociar o ensino, a pesquisa e a extensão, busca continuamente a formação teórica e prática, propiciando ao acadêmico a vivência universitária conjugada com os valores salesianos.

Área de Atuação

A formação em Direito permite a atuação nas carreiras jurídicas tradicionais como Advogado, Defensor Público, Juiz, Promotor de Justiça, Procurador, Delegado de Polícia, entre outros. Atualmente existem muitas outras possibilidades de atuação profissional em áreas como conciliação e mediação, meio ambiente, tecnologia da informação, comércio internacional e em outras carreiras públicas não privativas do bacharel em Direito como a dos Diplomatas, Auditores ou Analistas da Receita Federal ou dos Estados e assessorias e consultorias públicas e privadas.

Perfil do Egresso

  • Formação humanística e ética;
  • Desenvolvido espírito crítico-reflexivo para compreensão do fenômeno jurídico e de suas manifestações;
  • Capacidade para a interpretação e aplicação prática das normas jurídicas aos casos concretos da realidade social;
  • Consciência e inserção social para uma atuação ética, competente e solidária, no desenvolvimento de suas atividades profissionais;
  • Visão interdisciplinar do Direito e adequação da formação profissional às necessidades do mercado de trabalho e às diversas realidades: local, regional, nacional e internacional;
  • Capacidade argumentativa e de expressão verbal e escrita;
  • Competências para o trabalho em equipe, de resolver problemas, de negociação e de oratória.

Corpo Docente

Corpo docente qualificado com o perfil, a formação e a experiência profissional na área, com atuação adequada aos conteúdos, aos procedimentos e aos objetivos das disciplinas e demais atividades do curso.

Projetos

O Curso desenvolve diversos projetos para a complementação acadêmica e profissional. Podem ser citados:

  • Encontro de Profissões Jurídicas (tem o objetivo de reunir profissionais da área para falar sobre a profissão, o acesso à carreira, as dificuldades e alegrias, de forma a oferecer aos estudantes uma visão sobre carreiras e profissões. O projeto visa mostrar ao estudante que ainda não se decidiu por uma profissão que o mercado de trabalho na área do direito é bem mais amplo que o das carreiras mais conhecidas. A atividade contribui para a definição da vocação profissional e fornece informações importantes sobre o ingresso ao mercado.
  • Semana de estudos jurídicos (tem como principal objetivo propiciar à comunidade acadêmica a informação sobre as novas ideias e os debates de importância no mundo jurídico apresentadas por profissionais renomados nas suas áreas de atuação. A atividade é realizada por alunos e professores, não possui fins lucrativos e conta com ampla repercussão local e regional)
  • Visitas Técnicas (todos os anos são realizadas visitas técnicas para Brasília (STF, STJ, TST, OAB Federal, Congresso Nacional), TJ/SP, TRT15 e Museu do Crime/ACADEPOL-SP).
  • Visita Técnica Internacional (todos os anos são organizadas viagens para a realização de visitas e cursos em universidades de outros países. Neste ano será realizado o Curso de Direito Internacional e Direitos Humanos na Universidade de Coimbra, em Portugal.

SAJUSP

SERVIÇO DE APOIO JURÍDICO, SOCIAL E PSICOLÓGICO

Atendimento para a comunidade nas áreas de Direito, Serviço Social e Psicologia.

Neste serviço você encontra:

NPJ – Núcleo de Prática Jurídica Dr. Dom João Corso: que contempla o Serviço de Assistência Jurídica (SAJU), o Setor de Triagem e Conciliação do Juizado Especial Cível de Americana (JEC) e o Núcleo Especial Criminal (NECRIM)
Telefone: (19) 3471-9793

Serviço de Psicologia Aplicada
Telefone: (19) 3471-9790

JEC-UNISAL

No NPJ funciona o Setor de Triagem e Conciliação do Juizado Especial Cível (JEC), um convênio entre o UNISAL e o Tribunal de Justiça de São Paulo.

O JEC é um procedimento especial que permite ao cidadão utilizar dos préstimos do Poder Judiciário nas causas de menor complexidade. O limite é de causas com valor de até 40 (quarenta) salários mínimos, situação na qual a parte deverá estar representada por advogado. Nas causas até 20 salários mínimos a parte pode determinar o andamento do processo sem a necessidade da presença de advogado. O JEC tem uma fase conciliatória e outra instrutória (esta para realizar a prova do direito invocado). O JEC UNISAL trabalhará apenas na fase conciliatória no intuito de, através dos estagiários do curso, dos 9° e 10º Semestres, levarem as partes ao entendimento e realização de um possível acordo. O maior intuito é facilitar a conciliação. Resolver o processo com um acordo é muito mais proveitoso às partes.

  • Quem pode ser atendido?
    Todo e qualquer cidadão maior e capaz. Os menores podem ser representados ou assistidos por seus responsáveis legais. Além disso, as Microempresas – ME e Pequenas Empresas – EPP, podem ser atendidas desde que provada tal condição.
  • Tem algum critério de seleção?
    Não.
  • Tem algum custo?
    Não.
  • Como é o procedimento para ser atendido:
    Atendido conforme lista do dia.
  • Quem atende?
    Alunos do curso de Direito a partir do sétimo semestre com orientação de um funcionário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e de um advogado orientador sob a supervisão de um professor do curso de Direito.
  • Quais os atendimentos oferecidos?
    Ajuizamento de ações de natureza cível, de baixa complexidade, que não dependam de realização de perícia e cujo pedido não ultrapasse 20 (vinte) salários mínimos.
    Exemplo de ações acolhidas no Juizado Especial Cível: ações de cobrança, ações de execução (cheque, nota promissória, contratos subscritos por 2 testemunhas etc), indenizações, reparação de danos em acidentes de veículos, obrigação de fazer, matérias de direito do consumidor, entre outras.

Mais informações e agendamento:
aux.npj@am.unisal.br

Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 12h30 min às 18h.

SAJU – Serviço de Assistência Jurídica

O SAJU atende a comunidade carente que necessitada de atendimento jurídico na área de direito de família.

Após triagem e entrevista com o Serviço Social, o cliente é atendido pelos alunos e advogado orientador. Após o atendimento, de acordo com a necessidade do cliente, são propostas as ações judiciais cabíveis, ou, são apresentadas as defesas processuais adequadas ao caso.

Em qualquer caso haverá o acompanhamento do processo até final decisão, inclusive com a interposição de recursos de acordo com a necessidade.

  • Quem pode ser atendido?
    Comunidade carente, conforme perfil exigido para o atendimento.
  • Tem algum critério de seleção?
    Sim. Social.
  • Tem algum custo?
    Não.
  • Como é o procedimento para ser atendido:
    Agendamento prévio.
  • Quem atende?
    Alunos do curso de Direito a partir do sétimo semestre com orientação de um advogado orientador e sob a supervisão de um professor do curso de Direito.
  • Quais os atendimentos oferecidos?
    Além de eventual orientação jurídica, a atendimento no SAJU na área de direito de família abrange a representação dos interesses dos clientes nas seguintes ações (rol exemplificativo): ação de alimentos, execução de alimentos, ação de guarda, ação de regulamentação de visitas, investigação de paternidade, divórcio consensual e litigioso, conversão de separação judicial em divórcio, ações de obrigação de fazer, ação cautelar de separação de corpos, ação cautelar de arrolamento de bens etc.

Mais informações e agendamento:
aux.npj@am.unisal.br

Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 14h min às 18h.

NECRIM – Núcleo Especial Criminal

O NECRIM tem por objetivo realizar audiências de conciliação entre as pessoas envolvidas nos delitos de menor potencial ofensivo, que dependam de queixa ou representação. Atualmente o NECRIM de Americana atua exclusivamente com os delitos de trânsito. Além da conciliação, compete ao NECRIM encaminhar ao Poder Judiciário a manifestação de vontade da parte interessada na instauração da ação penal.

  • Quem pode ser atendido?
    Todas as pessoas envolvidas nos delitos de trânsito tipificados no art. 303 do Código de transito Brasileiro.
  • Tem algum critério de seleção?
    As pessoas atendidas são aquelas que estão envolvidas nos Boletins de Ocorrência relativos de acidente de transito registrados na cidade de Americana. Tais casos são registrados no NECRIM e serão atendidos caso a caso, sem distinção.
  • Tem algum custo?
    Não.
  • Como é o procedimento para ser atendido:
    As partes envolvidas são convocadas para realização de sessões de conciliação de acordo com os Boletins de Ocorrência registrados como Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO.
  • Quem atende?
    Alunos do curso de Direito a partir do sétimo semestre com orientação de um Escrivão de Polícia sob a supervisão do Delegado de Polícia responsável.
  • Quais os atendimentos oferecidos?
    Acolhimento de representação criminal dos crimes de trânsito, renúncia do direito de representação e celebração de acordos de composição de danos.

Mais informações e agendamento:
aux.npj@am.unisal.br

Horário de funcionamento:
Público em geral e audiências: Terça, quarta e quinta-feira: das 13h30min às 17h.

Expediente interno:
Segunda a sexta-feira: das 10h às 12h30min e das 13h30min às 19h.

Vestibular 2018