Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto

Americana / Dom Bosco

  1. Duração do curso

    6 semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    19h – 22h35

  4. Investimento

    Mensalidade
    2018; Noturno: R$ 629,00

O desenvolvimento da capacidade de inovar através da criatividade é elemento central neste curso no qual os alunos são estimulados a buscar soluções que aumentam a qualidade da vida humana de modo sustentável e comercial. A análise constante de produtos de destaque e atividades laboratoriais propiciam a associação da teoria com a prática em um ambiente interdisciplinar de avanço tecnológico.

O Curso na região

Americana está situada em região de amplo desenvolvimento industrial e comercial. Sua posição geográfica e condições climáticas favoráveis vêm estimulando a vinda de inúmeras multinacionais para o local. Além das grandes indústrias a região possui grande número de organizações de pequeno porte que trazem destaque para a possibilidade de empreender novos negócios criativos.

Objetivos

– Estimular a prática criativa;
– Desenvolver a visão artística;
– Possuir visão crítica do sistema;
– Capacitar o aluno a utilizar os instrumentos e técnicas contemporâneas de gestão e do design;
– Desenvolver a prática de pesquisa acadêmica e mercadológica;
– Estimular o cuidado ambiental e desenvolvimento sustentável;
– Conscientizar em relação à ética, buscando como instituição salesiana formar cidadãos honestos e competente em suas atividades
– Incentivar a atitude empreendedora.


Área de atuação

O design de produtos é essencial para o desenvolvimento empresarial nas mais diversas áreas. Com base nisto o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC) lançou há mais de dez anos o Programa Brasileiro do Design, objetivando estimular a área, dando ao mercado de trabalho grande potencial de crescimento. Este mercado tem oferecido possibilidades de oferecer serviços à distância, inclusive internacionalmente. O campo de atuação é múltiplo sendo possível trabalhar no desenvolvimento de consultoria de novos produtos, atuar como designer ou gerente de produtos/comercial nas indústrias de pequeno, médio e grande porte, desenvolver empreendimentos de novos negócios, escritórios de design, dentre outros.


Perfil do Egresso

O aluno será graduado dentro dos valores salesianos, nos quais o diálogo, a solidariedade, a ética e a cidadania são fundamentais. Estará apto para elaborar, e consolidar projetos, empreender, exercer liderança e tomada de decisões, tendo a possibilidade de atuar como consultor de empresas. O profissional terá conhecimentos de desenho industrial, design digital, design de embalagens, projeto de produto, gestão de produto, sendo capaz de gerenciar linhas de produtos em grandes fabricantes, processos de design de joias, acessórios, vitrinas, dentre outros.


Estrutura Curricular

A estrutura curricular proposta leva em conta os objetivos do Curso, o catálogo do MEC para os cursos de Tecnologia em Design de Produto e possui a perspectiva de realizar a formação técnica no campo do Design e a formação cidadã, característica da filosofia educacional do UNISAL. A organização curricular possibilita, ainda, desenvolver o autoconhecimento, a autocrítica, o raciocínio lógico, entre outras habilidades, por meio das oportunidades oferecidas durante o Curso.


Corpo Docente

Me. Daniel Basso Polezihttp://lattes.cnpq.br/1881448776965071
Me. Fabio Camilo Biscalchinhttp://lattes.cnpq.br/9330322803478604
Me. Fabrizio Racanellihttp://lattes.cnpq.br/5291185186775845
Me. Flavio César Rossihttp://lattes.cnpq.br/1673968296471843
Me. Fabio João Paulo Di Maurohttp://lattes.cnpq.br/4865481175186923
Me. Jarbas Martinshttp://lattes.cnpq.br/4878191257501912
Me. Lisangela Betim Quinteirohttp://lattes.cnpq.br/0206527559226368
Me. Luciana Ramos de Souzahttp://lattes.cnpq.br/4299395467158945
Me. Maria Adelina Pereira Galhanihttp://lattes.cnpq.br/2272041677598734
Dra. Maria Alice Ximenes Santos Cruzhttp://lattes.cnpq.br/8386101948171142
Dra. Maria Luisa Amorim Costa Bissotohttp://lattes.cnpq.br/5521397779453520
Dra. Nancy de Palma Morettihttp://lattes.cnpq.br/0287592907155213
Me. Rita de Cássia Fossaluza Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/6768073023714185


Emprego e Estágio

O Estágio Supervisionado constitui-se, dentro das exigências curriculares, um campo para o exercício da prática profissional e propicia a oportunidade colocar em ação o aprendizado do curso. Durante os semestres o aluno poderá estagiar em empresas de sua área, buscando aplicar a teoria desenvolvida em sala de aula.


Projetos / Serviços

Semana de Design do UNISAL (SDU) – Os alunos desenvolvem, com o apoio do corpo docente uma semana de palestras, workshops e cursos abertos para a comunidade, buscando novos relacionamentos e conhecimento interdisciplinar através da prática extensionista.

Visitas Técnicas – Ao longo do curso são programadas inúmeras visitas à empresas, museus e locações culturais que que podem servir de objeto para análise e ampliação de repertório cultural.

Projeto Interdisciplinar de Design. (PID) – Semestralmente os alunos desenvolvem em conjunto com os docentes projeto voltado a relacionar os conteúdos acadêmicos com as necessidades do mercado e valores ligados à preservação do meio ambiente e questões étnico raciais.

Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) – o Unisal possui o serviço de atenção psicológica gratuita à comunidade através de psicoterapia, orientação de pais, orientação profissional / vocacional, atenção às dificuldades de aprendizagem. O serviço é oferecido pelo departamento de Psicologia.

Coordenador do curso:

Prof. Me. Daniel Basso Polezi
daniel.polezi@am.unisal.br