Desenvolvimento afetivo, cognitivo e social na adolescência

São Paulo / Santa Teresinha

  1. Duração do curso

    32h
    De 17 de março a 26 de maio de 2018

  2. Turno das aulas

    Matutino

  3. Horário das aulas

    Sábados
    8h30 às 12h10

  4. Investimento


    3 parcelas de 139,00 (15% de desconto para alunos, ex-alunos e colaboradores da Rede Salesiana e professores da Rede Pública.

    OBS. Para obter o desconto, traga um comprovante e faça sua matrícula diretamente na Central de Atendimento da Unidade Santa Teresinha)

Justificativa

A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano marcada por muitas mudanças de natureza biológica, social, psicológica e cognitiva. Alguns teóricos a entendem como um momento de crise comum à todos os adolescentes, outros a caracterizam como um fenômeno psicológico e social com diferentes peculiaridades em contextos sócio – culturais. Mas certamente é o momento em que se inicia o distanciamento do mundo infantil e a construção de uma identidade adulta. Nasce então a pergunta fundamental do ser humano: quem sou eu? Neste sentido, o estudo e a compreensão das questões teóricas que explicam o fenômeno da adolescência são fundamentais para quem deseja entender os processos psicossociais emergentes do século XXI.

Objetivos

O curso objetiva ampliar a reflexão sobre a adolescencia, em seus aspectos biopsicosocial e cognitivo, por meio de discussões teóricas.

Pré-requisitos e público-alvo

Educadores, profissionais da area de saúde e do direito. Interessados em geral, com ensino médio completo.

Método de Ensino

Aulas dialogadas e discussões de casos.

Conteúdo

Definição de adolescencia. Teoria da Sindrome da Adolescencia Normal (A. Aberastury e M. Knobel). Teoria do Desenvolvimento Psicossocial (E. Erikson). A adolescencia como construção social. Aspectos cognitivos da adolescencia.