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Curso Superior de Tecnologia em Logística

Americana / Maria Auxiliadora

Em outras unidades
  1. Duração do curso

    4 Semestres

  2. Turno das aulas

    Matutino e Noturno

  3. Horário das aulas

    M: 7h50 às 11h30
    N: 19h às 22h35

  4. Investimento

    Mensalidades 2017; Noturno: R$ 599,00

  5. Ato Regulatório

    Reconhecimento;Port. nº 1.033 de 23.12.15 publ. em 24.12.15

Sobre

O regime acadêmico proposto é o semestral com, no mínimo, 4 semestres e, no máximo, 8 semestres. Uma das concepções básicas que norteia o curso é o entendimento de que, além de formar profissionais requeridos pelo mercado de trabalho, é importante desenvolver reprodutores do status quo em que se acham envolvidos. Além de o curso pautar-se em uma filosofia humanista, oferece uma formação crítica e questionadora ao futuro profissional de Logística.

Americana - Tecnologia em Logística

Objetivo

O curso apresenta como objetivo formar profissionais capazes de planejar, colocar em operação e controlar as atividades de logística de uma empresa, utilizando as metodologias e tecnologias atualizadas de gestão e identificando oportunidades de redução de custos, aumento da qualidade dos serviços em geral e do cumprimento do prazo.

Área de Atuação

O tecnólogo encontra boas oportunidades em empresas privadas dos mais diversos setores e portes, como de transporte, automobilístico, alimentício e varejo. Nos órgãos públicos, pode ainda analisar o crescimento urbano e desenvolver ações para solucionar problemas de trânsito e do transporte de cargas e pessoas, por exemplo, aperfeiçoando o transporte coletivo de uma cidade ou participando de projetos de engenharia de tráfego e de educação e segurança no trânsito.

Perfil do Egresso

O tecnólogo estará apto a atender os clientes, de forma mais eficiente e no menor tempo possível, garantindo qualidade desde o armazenamento até a entrega do produto para tornar a empresa mais competitiva. O curso oferecerá capacitação gerencial e visão de negócio. Além disso, as disciplinas profissionalizantes prepararão o profissional para identificar ferramentas adequadas a cada fase envolvida na cadeia de suprimentos.

Estrutura Curricular

Norteada pela concepção do curso, a estrutura curricular foi montada de modo a possibilitar ao aluno uma sólida formação e, ao mesmo tempo, uma amplitude de conhecimentos e informações por meio de um processo interativo curricular e extracurricular. Possibilita, ainda, desenvolver as seguintes habilidades atitudinais: adaptabilidade, autoconhecimento, autocrítica, atitude empreendedora, comunicabilidade, capacidade de análise e de síntese, capacidade de planejar, capacidade de trabalhar em equipe, criatividade, decisão, direção, flexibilidade, iniciativa, liderança, organização,  persistência, objetividade, previsão, raciocínio lógico, dentre outras, por meio de oportunidades criadas e oferecidas no processo educativo.

Os conteúdos curriculares revelam inter-relações com a realidade nacional e internacional, segundo uma perspectiva histórica e contextualizada de sua aplicabilidade no âmbito das organizações e do meio pela utilização de práticas pedagógicas inovadoras. As atividades complementares são todas de caráter acadêmico, científico e cultural desenvolvidas pelo estudante durante o período de graduação, consideradas relevantes para a sua formação. Desenvolvem-se pelos estudos opcionais de caráter transversal e interdisciplinar para o enriquecimento do perfil do formando.

Corpo Docente

O curso conta com um corpo docente extremamente qualificado: aproximadamente 75% de mestres e doutores. Além da titulação, outro ponto forte do corpo docente é a excelente experiência profissional de vários professores, que procuram levar para as salas de aula os ensinamentos obtidos como executivos de empresas nacionais e/ou multinacionais instaladas na região. Como existem vários professores que atuam no mercado de trabalho, os estudos de caso tratados em sala são bem atuais.  Os professores que compõem o corpo docente são:

  • Anselmo do Nascimento (Mestre)
  • Ariane Vicinança Fornazin (Mestre)
  • Celso Otávio Gaseta (Mestre)
  • Enrico Paternostro Bueno da Silva (Mestre)
  • Fabio Camilo Biscalchiin (Mestre)
  • Fabrizio Racaneli (Especialista)
  • Giuliano Paulino Coan (Mestre)
  • Helio Corral Coelho (Mestre)
  • Jarbas Martins (Mestre)
  • José Antonio Padoveze (Mestre)
  • Júlio Cesar Taiar (Especialista)
  • Moacir Pereira (Doutor)
  • Murilo Fujita (Mestre)
  • Nivaldo Jose da Silva (Mestre)
  • Sérgio Luiz Cabrini (Mestre)
  • Vagner Ferreira (Especialista)
Projetos

O curso se utilizará de algumas práticas pedagógicas inovadoras para promover o interesse pela construção do aprendizado em espaços pedagógicos e diversificados, tais como:

  • Flexibilização curricular: propicia aos alunos a ampliação dos horizontes do conhecimento durante a graduação e a oportunidade de escolher atividades complementares que permitam a construção de um conhecimento diferenciado;
  • Bolsa de Iniciação Científica – BIC-SAL: programa institucional que estabelece um determinado número de bolsas de estudo para alunos que tiverem seus projetos de pesquisa selecionados;
  • Programa Empreendedores:  forma discentes empreendedores, que sejam capazes de proporem projetos que favoreçam novos negócios e que tenham oportunidade de aumentar a sua empregabilidade em função da participação ativa nos projetos institucionais e nos projetos específicos em cada curso;
  • Programa 5 Estrelas, elaborado em parceria com a Universidade Miguel Hernandez (Espanha), CIEE e SEBRAE: valoriza as boas práticas de estágio, trabalhos acadêmicos e científicos;
  • Programa Diálogos com Profissionais de Sucesso: foca na orientação profissional dos discentes;
  • Programa Debates Contemporâneos: permite que discentes, docentes e colaboradores administrativos tenham a oportunidade de debater e formar opinião sobre temas contemporâneos da economia, política e cultura;
  • Parceria com o SEBRAE:  desenvolvimento de práticas empreendedoras para docentes e discentes.

Laboratórios

  • Laboratório de Informática

Vestibular 2018