Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Americana / Maria Auxiliadora

  1. Duração do curso

    4 Semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    N: 19h às 22h35

  4. Investimento

    Mensalidades 2018; Noturno: R$ 629,00

  5. Ato Regulatório

    Autorização;Resol. Consu Nº 17 de 28.09.11

Sobre

O regime acadêmico proposto é o semestral com, no mínimo, 4 semestres e, no máximo, 8 semestres. Uma das concepções básicas que norteia o curso é o entendimento de que, além de formar profissionais requeridos pelo mercado de trabalho, é importante desenvolver reprodutores do status quo em que se acham envolvidos. Além de o curso pautar-se em uma filosofia humanista, oferece uma formação crítica e questionadora ao futuro profissional de RH.

Objetivo

O curso apresenta como objetivo capacitar o aluno a identificar, por meio de métodos, técnicas e práticas modernas, a importância das pessoas no contexto de uma organização e a ser competente para atuar nos diversos subsistemas que integram a área de Recursos Humanos das empresas.


Área de Atuação

As empresas estão reconhecendo cada vez mais a importância de ter um profissional que conheça as políticas de gestão de pessoas para garantir as metas organizacionais. O futuro profissional poderá atuar na área de RH em empresas de diferentes portes e ramos de atividade, pois o potencial empreendedor dessa formação estimula a prestar serviços de RH especialmente para pequenas e médias empresas.


Perfil do Egresso

O Curso deseja formar profissionais que estejam aptos a:  supervisionar áreas de recrutamento e seleção, de análise e descrição de cargos, de administração de salários, de treinamento e desenvolvimento e de serviço social; analisar o mercado da mão de obra; utilizar as diferentes formas de recrutamento de pessoal e os critérios do processo de seleção; executar práticas no processo de avaliação de desempenho na empresa, visando à melhoria do desempenho do colaborador, por meio de treinamento ou movimentação interna; lidar com equipes de trabalho e administrar conflitos; diagnosticar a necessidade de melhorar o nível de satisfação dos colaboradores/clientes; analisar, interpretar e articular dados e informações, de acordo com a cultura da empresa, para que seus colaboradores estabeleçam a sinergia e contribuam para os objetivos desta; representar a empresa junto às entidades de classe.


Estrutura Curricular

Norteada pela concepção do curso, a estrutura curricular foi montada para possibilitar ao aluno uma sólida formação e, ao mesmo tempo, uma amplitude de conhecimentos e informações por meio de um processo interativo curricular e extracurricular. Possibilita, ainda, desenvolver as seguintes habilidades atitudinais: adaptabilidade, autoconhecimento, autocrítica, atitude empreendedora, comunicabilidade, capacidade de análise e de síntese, capacidade de planejar, capacidade de trabalhar em equipe, criatividade, decisão, direção, flexibilidade, iniciativa, liderança, organização, persistência, objetividade, previsão, raciocínio lógico, dentre outras, por meio de oportunidades criadas e oferecidas no processo educativo. Os conteúdos curriculares revelam inter-relações com a realidade nacional e internacional, segundo uma perspectiva histórica e contextualizada de sua aplicabilidade no âmbito das organizações e do meio pela utilização de práticas pedagógicas inovadoras. As atividades complementares são todas de caráter acadêmico, científico e cultural desenvolvidas pelo estudante durante o período de graduação, consideradas relevantes para a sua formação. Desenvolvem-se pelos estudos opcionais de caráter transversal e interdisciplinar para o enriquecimento do perfil do formando.


Corpo Docente

O curso conta com um corpo docente extremamente qualificado: aproximadamente 75% de mestres e doutores. Além da titulação, outro ponto forte do corpo docente é a excelente experiência profissional de vários professores, que procuram levar para as salas de aula os ensinamentos obtidos como executivos de empresas nacionais e/ou multinacionais instaladas na região. Como existem vários professores que atuam no mercado de trabalho, os estudos de caso tratados em sala são bem atuais.  Os professores que compõem o corpo docente são:


Projetos

O curso se utilizará de algumas práticas pedagógicas inovadoras para promover o interesse pela construção do aprendizado em espaços pedagógicos e diversificados, tais como:

  • Flexibilização curricular: propicia aos alunos a ampliação dos horizontes do conhecimento durante a graduação e a oportunidade de escolher atividades complementares que permitam a construção de um conhecimento diferenciado;
  • Bolsa de Iniciação Científica – BIC-SAL: programa institucional que estabelece um determinado número de bolsas de estudo para alunos que tiverem seus projetos de pesquisa selecionados;
  • Programa Diálogos com Profissionais de Sucesso: foca na orientação profissional dos discentes;
  • Programa Debates Contemporâneos: permite que discentes, docentes e colaboradores administrativos tenham a oportunidade de debater e formar opinião sobre temas contemporâneos da economia, política e cultura.


Laboratórios


Laboratório de Informática

Coordenador do curso:

Prof. Me. Jose Antonio Padoveze
padu@am.unisal.br