Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

Americana / Dom Bosco

  1. Duração do curso

    4 Semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    19h às 22:40h

  4. Investimento

    Mensalidades 2018; Noturno: R$ 667,00

  5. Ato Regulatório

    Ato Regulatório: Autorizado: Res. CONSU Nº 33/15 – publicada em 23.09.2015

Sobre

O Curso Superior Tecnológico de Gestão Ambiental contará com a infraestrutura e o “know-how” do Curso de Engenharia Ambiental (Conceito 4 no MEC e 3 estrelas no Guia do Estudante) na área de Meio Ambiente, o que agregará uma formação prática aos alunos sendo, portanto, um diferencial para esse curso tecnológico.

Sobre a profissão

O Gestor Ambiental contribui com o atendimento das exigências do mercado de trabalho, cada vez mais dinâmico e competitivo, por meio de uma formação profissional de nível superior com duração compatível com a área tecnológica e em sintonia com os requisitos profissionais e humanísticos exigidos. A regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres são algumas das atribuições deste profissional, podendo elaborar e implantar ainda políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.

Objetivo

Formar profissionais com uma visão sistêmica sobre as relações do homem (atividades antrópicas) com o meio ambiente e com as leis e regulamentos ambientais, visando prevenir, controlar e/ou minimizar os impactos ambientais negativos que levam à poluição e à degradação ambiental. Desta forma, o tecnólogo em Gestão Ambiental contribuirá na manutenção de um ambiente equilibrado e de qualidade, que suporte as atividades econômicas e contribua para a qualidade de vida da sociedade.

Área de Atuação

O mercado de trabalho é significativo para o município de Americana e região que contam com várias empresas, órgãos públicos de proteção ambiental, organizações não governamentais e instituições de ensino e pesquisa.
O Gestor Ambiental está apto para atuar na administração pública federal, estadual e municipal, secretarias públicas de planejamento e de meio ambiente, organizações não governamentais, unidades de conservação ambiental, empresas rurais, laboratórios, estações de tratamento de água e esgoto, indústrias, empresas privadas, inclusive de assessoria e de consultorias e entidades afins.

Perfil do Egresso

O UNISAL está comprometido com a formação integral do ser humano e não apenas com sua formação técnica. Assim a expectativa é que o perfil profissional do egresso esteja em sintonia com o espírito humanístico, ético e de respeito que norteiam essa Instituição. Entre as qualidades e capacidades desejadas para o egresso, se destacam:

  • capacidade para trabalho em equipe e em grupos multidisciplinares, com espírito colaborativo;
  • eficiência no planejamento, gerenciamento e execução das atividades de diagnóstico e avaliação de impacto;
  • qualificação técnica para proposição de medidas mitigadoras – corretivas e preventivas na área ambiental;
  • capacidade de atuar na recuperação de áreas degradadas, com o acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental.
  • regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente,
  • avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres técnicos;
  • capacidade de elaborar e implantar, ainda, políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.

Corpo Docente

A Unidade de Americana possui professores qualificados que atuam no curso de Engenharia Ambiental, 100% doutores e mestres, os quais atuarão também no curso superior de tecnólogo em Gestão Ambiental e, consequentemente, estão aptos para a manutenção do padrão de qualidade do UNISAL na área ambiental.

Dra. Ana Claudia de Lima TresmondiCurrículo Lates
Dra. Brigida Pimentel Villar de QueirozCurrículo Lates
Dra. Cassio DessorttiCurrículo Lates
Dra. Denise Santos SilvaCurrículo Lates
Dr. Eduardo Dutra de ArmasCurrículo Lates
Ms. Fracilelle CrivellatoCurrículo Lates
Dra. Melissa FurlanCurrículo Lates

Projetos

Serão desenvolvidos após o início das atividades. Irão atuar na complementação dos projetos em desenvolvimento na área de recursos hídricos, gestão ambiental de centros universitários, saneamento rural, dentre outros

Emprego e Estágio

O Estágio na área ambiental tem uma demanda crescente em todas as áreas, pois as legislações ambientais estão cada vez mais restritivas e requerem o monitoramento e avaliação constantes pela empresa, dos seus processos, produtos e sistemas operacionais. O consumo alternativo de recursos como a água e a energia tem recebido cada vez mais atenção, pela sua escassez e também pelo seu alto custo, assim como o papel dos resíduos, visto que, pouca atenção tem sido dada à Política Nacional de Resíduos Sólidos, e sua gestão deverá ser implantada e acompanhada por um especialista, neste caso o profissional com formação na área ambiental.

Coordenador do curso:

Profª. Drª. Brigida Pimentel Villar De Queiroz
brigida.queiroz@am.unisal.br