CURSO DE DOCUMENTAÇAO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Campinas / Liceu Salesiano

  1. Duração do curso

    40h
    De 29 de agosto a 05 de dezembro

  2. Turno das aulas

    Noturno/Matutino

  3. Horário das aulas

    Terças-feiras
    19h às 20h40

    Sábados
    9h às 12h40

  4. Investimento

    R$ 400,00

Justificativa

A avaliação é instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças. É um dos eixos estruturantes do trabalho, na Educação Infantil, mas sua estruturação e operacionalização é uma das maiores dificuldades manifestadas pelos professores ao se referirem ao seu fazer profissional.
Esse curso se propõe a estudar os pressupostos teórico-prático-metodológicos da avaliação da aprendizagem, na Educação Infantil. Buscará instrumentalizar os educadores na construção e utilização de recursos avaliativos e as formas de registros, tomando como base a documentação pedagógica, encorajando uma prática pedagógica reflexiva.

Objetivos

Compreender os processos de aprendizagem da criança a partir da concepção de protagonismo infantil.
Conhecer as formas de registros utilizados em diferentes propostas pedagógicas que consideram a criança como produtora de cultura.
Conhecer a proposta de Reggio Emilia e sua influência em outras cidades do mundo.
Avaliar a importância da participação das famílias no processo avaliativo.

Pré-requisitos e público-alvo

Público alvo alunos já cursando a especialização de Ed. Infantil e profissionais que possuam graduação em Pedagogia, Psicologia e componentes afins.

Método de Ensino

As aulas serão teóricas e práticas com utilização da bibliografia elencada

Conteúdo

A pesquisa como princípio educativo. Educador/pesquisador.
As marcas visíveis do nascimento aos 3 anos. O protagonismo dos bebês.
Experiências das Crianças ao ar livre.
Espaços Educacionais e a produção da criança.
Variações culturais sobre a prática desenvolvimentalmente apropriada.
A Visibilidade do Trabalho na Creche e Pré escola.
Ferramentas de Registro.
Documentação Pedagógica.
Auto-avaliação na Educação Infantil.
Relatórios compartilhados: a participação das famílias.