Cuidados à violência II – Do abandono ao cuidado

Campinas / Liceu Salesiano

  1. Duração do curso

    8h

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    Das 19h às 22h40

  4. Investimento

    Alunos: Gratuito.
    Público externo: R$ 80.

Nas diversas formas de violência em nossa sociedade contemporânea, deparamo-nos com frequência com aquela que apresenta grande impacto, qual seja, quando mães abandonam seus filhos. Condição essa que merece ser analisada, pois são diferentes as condições em que isso se faz presente, desde uma violência estrutural, que promove tal efeito, até questões psíquicas da mulher. Frente ao abandono, o acolhimento institucional apresenta-se como uma saída excepcional e provisória que busca garantir os direitos da criança até que seu destino seja definido, ou seja, retornar ao convívio de sua família de origem ou ser encaminhada a uma família substituta. Problematizar o abandono e o percurso da criança (do abandono a uma família) mostra-se fundamental, uma vez que corre-se o risco de haver a perpetuação/repetição da violência em diferentes dispositivos em “nome” da defesa dos direitos da criança.

Objetivos

Compreender o fenômeno da violência no contexto da relação mãe-criança. Indagar a respeito da condição psíquica da mãe quando a mesma abandona o seu filho. Caracterizar o processo de recepção e acolhida das criança em instituições de acolhimento. Refletir sobre a assujeição da criança. Conhecer, em linhas gerais, o percurso legal da reinserção familiar e da adoção, buscando analisar as implicações subjetivas que perpassam tais processos.


Pré-requisitos e público-alvo

Em especial aos Alunos de Graduação em Psicologia, Pedagogia, Serviço Social, Educação Física, mas também aos interessados no tema.


Método de Ensino

Apresentação oral e recursos audiovisuais (fragmentos de filme, entre outros)


Conteúdo

Condição da sociedade atual com violência: abandono e desamparo. A condição psíquica da mulher na maternidade. O processo de retirada da criança de seu contexto familiar e/ou de origem e a transferência para a instituição. Os procedimentos de recepção e acolhida da criança conduzidos pela instituição. A instituição como contexto de desenvolvimento. A reinserção familiar e a adoção como destinos possíveis para a criança.


Informações

Aulas: 02.02.2018 e 08.02.2018.

Período de inscrição
De 27 de Dezembro de 2017
Até 30 de Janeiro de 2018