Ciências Contábeis

Lorena / São Joaquim

  1. Duração do curso

    8 Semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    N: 19h às 22h30

  4. Investimento

    Mensalidades 2018; Noturno: R$ 919,00

  5. Ato Regulatório

    PORTARIA Nº 1.013, DE 25 DE SETEMBRO DE 2017

Sobre a profissão

O Contador é o profissional que trabalha com área financeira, econômica e patrimonial de uma ou mais organizações, sendo o responsável pela elaboração das demonstrações financeiras e pelo estudo dos elementos que compõem o Patrimônio das empresas. Desta forma, o Bacharel em Ciências Contábeis possui um vasto campo de atuação e a demanda por este profissional é cada vez mais crescente.

Sobre o curso

O profissional atua na contabilidade das empresas e instituições, registrando e controlando as atividades de fluxo de caixa, como pagamentos, cobranças, tributos etc. Com base em uma visão global e dinâmica dos ambientes econômicos e financeiros, retrata as influências desses nas alterações patrimoniais, por meio da identificação, da mensuração, da divulgação e da análise dos eventos e das transações ocorridas nas organizações. Produz informações que subsidiam o sistema de gestão no planejamento, organização, execução e controle das atividades, de forma a contribuir para o alcance das metas e dos objetivos da organização. Elabora estudos de viabilidade econômico-financeira de projetos; executa auditoria e perícia nas áreas contábeis e realiza pesquisa para a solução de novos problemas que demandam conhecimento contábil.


Objetivos

  • Formar, antes de qualquer profissional, um cidadão ético e pautado em princípios e valores, capazes de garantir a integridade humana necessária para a construção de uma sociedade igualitária e justa.
  • Preparar profissionais para que compreendam a relação dialética entre capital e trabalho, de forma que se construam espaços naturais com novos sentidos e ideias para o mundo do trabalho.
  • Despertar junto aos participantes a importância em relação ao gerenciamento de negócios, onde o respeito pela preservação do planeta esteja no mesmo, ou maior patamar, dos objetivos financeiros organizacionais. estimular nos discentes a sua capacidade de questionamento da realidade no campo do conhecimento contábil, econômico e financeiro por meio do incentivo à pesquisa através da possibilidade de participação em projetos de iniciação científica, produção de textos acadêmicos, artigos, e eventual publicação dos resultados em eventos do meio acadêmico; desenvolver no futuro profissional de contabilidade o olhar holístico e sistêmico, de forma que produza conhecimento maior a fim de projetar pessoas e organizações em um cenário capaz de antecipar-se às mudanças.


Áreas de Atuação

Nas Empresas:

  • Contador Geral
  • Contador Gerencial
  • Contador de Custos
  • Analista Financeiro
  • Planejador Tributário
  • Auditor Interno
  • Atuário

Como Autônomo:

  • Empresário Contábil
  • Consultor
  • Auditor Independente
  • Perito Contábil

Em Órgãos Públicos:

  • Contador Público
  • Agente ou Auditor Fiscal
  • Oficial Contador

No Ensino:

  • Pesquisador
  • Escritor
  • Parecerista
  • Magistério em disciplinas técnicas


Perfil do Egresso

O Bacharel em Ciências contábeis deve possuir visão generalista da organização, de macro e do micro ambiente onde está inserido e a capacidade para antecipar e prever os impactos e consequências de suas decisões em cada uma das atividades da empresa e para a empresa como um todo. Deve também estar em sintonia com o mercado global.

O UNISAL mantém o Programa de Relacionamento com o Ex-Aluno, uma forma de fortalecer os laços aqui formados, em vários aspectos. Clique aqui e conheça o Programa!


Estrutura Curricular

A organização curricular do Curso de Ciências Contábeis do UNISAL – Lorena – foi idealizada no sentido de viabilizar e reforçar o conteúdo de formação profissional do Contador com ênfase direcionada ao objeto de estudo da ciência contábil, ou seja, a gestão do Patrimônio, além de permitir o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares a partir do primeiro semestre..

A organização curricular possibilita, ainda, desenvolver as seguintes habilidades atitudinais: adaptabilidade, autoconhecimento, autocrítica, atitude empreendedora, comunicabilidade, capacidade de análise e de síntese, capacidade de planejar, capacidade de trabalhar em equipe, criatividade, decisão, direção, flexibilidade, iniciativa, liderança, organização, persistência, objetividade, previsão, raciocínio lógico, dentre outras, por meio de oportunidades criadas e oferecidas no processo educativo.


Corpo Docente

Professora Mestre Ana Valéria Sampaio de Almeida Reis

Professor Especialista Carlos Silvio Herculano

Professor Mestrando Cesar Augusto Pires

Professor Mestre Diego Amaro de Almeida

Professor Mestre Elcio Henrique dos Santos

Professor Mestre Herculano Camargo Ortiz

Professor Mestre José Augusto Paes Deccache

Professora Especialista Jilian Cardoso de Melo 

Professor Doutor José Roberto Alves de Mattos

Professor Mestre Júlio Cesar Moreno

Professor Mestrando Leandro Cavalcante Costa

Professor Especialista Lia Andrade Quintanilha Pinto 

Professor Mestre Luís Flávio César Alves

Professor Mestre Marcos Antonio da Silva Corrêa

Professor Mestrando Marcos Aurélio Correa dos Santos

Professora Doutora Maria José Urioste Rosso

Professor Mestre Rodrigo Souza Sardinha

Professor Especialista Tiago Lima Guimarães

Professor Especialista Ubirajara Rodrigues 

Professor Especialista Wagner da Costa Godoi


Emprego e Estágio

O estágio supervisionado tem o objetivo de proporcionar ao estudante a vivência de situações similares as que ele encontrará como Contador no mercado de trabalho após  formado. Observa-se que a prática de estágio deve contribuir para a formação do perfil profissional que se pretende, incluindo o desenvolvimento das competências desejáveis e o aprimoramento de conhecimentos específicos relacionados à Ciências Contábeis.


Projetos / Serviços

O curso de Ciências Contábeis, semestralmente, realiza trabalhos interdisciplinares. O trabalho é uma Pesquisa-Ação realizada por todas as disciplinas ou pela maioria delas em cada semestre letivo e tem como objeto de estudo organizações filantrópicas ou não instaladas na cidade de Lorena-SP, ou nas imediações.



Área do Aluno


Estudos Dirigidos
Estágio Curricular Supervisionado
Sala de Leitura
Programa Universitário 5 Estrelas

Coordenador do curso:

Prof. Me. Jose Augusto Paes Deccache
jose_augusto@lo.unisal.br