Calculadora HP48a50 – Nível Básico

Americana / Dom Bosco

  1. Duração do curso

    20h
    De 07 de abril a 12 de maio de 2018

  2. Turno das aulas

    Vespertino

  3. Horário das aulas

    13h às 16h30

  4. Investimento

    04 parcelas de R$ 111,00

Justificativa

Os cursos de engenharia demandam centenas de rotinas de cálculo assim como o exercício profissional de cada categoria,  razão pela qual a calculadora HP 48a50 é uma ferramenta obrigatória do engenheiro.  Todavia os ingressantes e em grande parte,  alunos regulares, têm grande dificuldade em operar as calculadoras  HP das 48 a 50 que foram  projetadas para engenharia.  Alunas(os) trabalhadores acabam priorizando outros estudos e deixando muitas vezes de lado a leituras dos manuais, parecendo oportuno um curso que foque de maneira prática e objetiva os principais recursos que irão facilitar muito o caminhar desse aluno e futuro profissional.

Objetivos

Dar velocidade e segurança em cálculos rotineiros da engenharia. Operar a calculadora com uma visão matricial. Conhecer e comparar uma operação realizada por método algébrico e pelo método RPN. Realizar cálculos da álgebra linear com velocidade jamais experimentada antes por qualquer outro instrumento (nem software de computador). Realizar cálculos simbólicos e simplificações algébricas.

Pré-requisitos e público-alvo

Estar cursando qualquer curso de engenharia, ou ser formado. Aberto para alunos regulares, egressos e à população externa de mesmo perfil.

Método de Ensino

A aluna(o) poderá cursar com emulador em celular, tablet ou a própria calculadora. O Curso será ministrado por emulador desde um notebook e  projetado por multimidia em tela, momento que as(os) alunas(os) tomam nota e exercitam em tempo real os comando repassados. Todos recebem textos digitalizados para leitura e estudo complementar  através de um link divulgado.

Conteúdo

Configuração; organização de pastas e variáveis;  sistema algébrico e RPN;  cálculo com escalares; visão matricial por listas numéricas;  álgebra linear básica; operações simbólicas (derivadas e integrais); exercícios aplicados à engenharia (hidráulica, topografia, etc); estatística descritiva e indutiva;  matemática financeira;  introdução à programação.