Administração

Lorena / São Joaquim

  1. Duração do curso

    8 Semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Investimento

    Mensalidades 2018; Noturno: R$ 919,00;

  4. Ato Regulatório

    Renov. de Reconhecimento;Port. Nº 153 de 02.04.13 publ. em 03.04.13

Sobre

O curso de Administração destina-se à formação de um profissional que gerencie empresas com atitude empreendedora e com visão sistêmica com relação às organizações e suas partes (intra-visão) e com relação ao contexto sócio-econômico-político-cultural em que tais organizações estão inseridas (inter-visão).

Administração em Lorena

O curso está adequado às características da região, que possui um grande número de organizações de pequeno porte, mas, também com organizações de médio porte e unidades de empresas internacionais, o que exige do egresso do curso uma formação generalista, porém, com sólido conhecimento de atividades práticas de empreendedorismo.

Objetivo

O curso objetiva: contribuir com a formação de administradores por meio da transmissão, análise e questionamento acerca do conjunto de conhecimentos e ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades, visando assegurar níveis de competitividade e de legitimidade frente às transformações que vêm ocorrendo no âmbito interno e externo das organizações; criar condições atitudinais e técnicas para a compreensão, por parte de cada participante do curso, da importância da visão e do raciocínio estratégico na definição e implementação dos princípios básicos da Administração e da gerência; possibilitar o conhecimento, a compreensão e as formas de utilização, no dia-a-dia, dos instrumentos e das técnicas modernas de gestão e de administração; criar condições para a adoção de uma atitude pessoal de autocrítica permanente; incentivar aos partcipantes a adoção de atitude empreendedora no dia a dia das organizações.

Área de Atuação

Organizações privadas, empresas de economia mista, empresas públicas, autarquias e fundações. Setores: administração geral, pública, finanças, recursos humanos, vendas, marketing, logística, produção, organização e métodos, comércio exterior, hotelaria, informática e compras.

Perfil do Egresso

O egresso do curso de Administração deve ser preparado para atuar em diferentes funções no âmbito do trabalho liberal, terceirizado ou em organizações, realizando as seguintes tarefas: elaborar pareceres, relatórios, planos, projetos em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organizações; pesquisar, estudar, analisar, interpretar, planejar, coordenar e controlar o trabalho nos campos da Administração Geral (Administração Financeira, Administração Estratégica, Administração de Materiais; Administração da Produção, Logística, Administração de Recursos Humanos, Marketing, Administração de Sistemas de Informação) e em outros campos com os quais sejam conexos; exercitar funções de chefia ou direção, e a assessoria e consultoria em órgãos ou compartimentos, da Administração Pública ou de entidades privadas cujas atribuições envolvam, principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes à Administração.

O UNISAL mantém o Programa de Relacionamento com o Ex-Aluno, uma forma de fortalecer os laços aqui formados, em vários aspectos. Clique aqui e conheça o Programa!

Estrutura Curricular

A estrutura curricular proposta leva em conta os objetivos do curso, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Administração e possui a perspectiva de realizar dois propósitos: a formação técnica no campo da Administração e a formação para a cidadania.

Considerando a filosofia educacional UNISAL, é natural que sejam reforçados os aspectos do curso que privilegiam a formação cidadã, sem descuidar dos aspectos individuais e menos coletivos da existência humana, que devem ser contextualizados em relação à estrutura política, social e econômica da cidade, do Estado e do país. Nesse sentido, pode-se dizer que as matérias que compõem a grade curricular preparam o aluno para a “capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador”.

A organização curricular possibilita, ainda, desenvolver as seguintes habilidades atitudinais: autoconhecimento, autocrítica, atitude empreendedora, comunicabilidade, capacidade de análise e de síntese, capacidade de planejar, capacidade de trabalhar em equipe, criatividade, decisão, direção, flexibilidade, iniciativa, liderança, organização, persistência, objetividade, previsão, raciocínio lógico, dentre outras, por meio de oportunidades criadas e oferecidas no processo educativo. Os conteúdos curriculares revelam inter-relações com a realidade nacional e internacional, segundo uma perspectiva histórica e contextualizada de sua aplicabilidade no âmbito das organizações e do meio, por meio da utilização de práticas pedagógicas inovadoras.

Corpo Docente

Projetos

Entre os diferenciais,  estão os programas de intercâmbio – sobretudo, com a Universidade Católica Silva Henríquez do Chile, com a Universidade Politécnica Salesiana do Equador e com a Universidade Salesiana da Argentina – e a prática do voluntariado.

O curso possui uma Empresa Júnior de Administração (EJAD), que tem a missão de oferecer experiências práticas na gestão de projetos sociais. Dentro dessa perspectiva, a EJAD planeja, realiza e conduz eventos, projetos e programas sociais destinados a comunidades carentes da cidade de Lorena, por meio dos quais os alunos do curso atuam como instrutores e protagonistas de transformações sociais.

Emprego e Estágio

O Estágio Supervisionado, de acordo com a Lei Nº 11.788, de  25 de setembro de 2008, classifica o estágio como obrigatório e não obrigatório.  Nas duas atividades o aluno deverá necessariamente contar com a orientação de um professor designado pela Faculdade (§ 1º do art. 3º), para este fim, e apresentar relatórios semestrais (Alínea IV do art. 7º), como abaixo:

  • Estágio não obrigatório, a ser realizado por alunos dos primeiro e segundos anos.
  • Estágio obrigatório curricular, mínimo de 300 horas de estágio em organização concedente, ou  equivalência, a ser realizado pelos alunos do terceiro e quarto anos.
  • Estágio obrigatório não curricular, realizado por alunos dos terceiros e quartos anos que já concluíram todas as exigências do “estágio obrigatório curricular” incluindo a entrega do relatório completo (parte 1 mais a parte 2).

O aluno matriculado no estágio obrigatório do curso de administração do UNISAL deverá atender as determinações da legislação pertinente, do Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do UNISAL, do Regulamento de Estágio Obrigatório do Curso de Administração do UNISAL, deste Cronograma de Estágio, bem como das demais determinações da Coordenação de Estágio do Curso e do orientador ao qual estiver vinculado.

O Relatório de Estágio de Supervisionado Obrigatório é composto de duas partes. A parte 1 refere-se ao relato das atividades desenvolvidas na organização concedente. A parte 2 é executada na forma de um “artigo científico” no qual o aluno deverá abordar um problema detectado durante o período de estágio (O artigo deverá versar obrigatoriamente, sobre o tema do estágio). Para satisfazer as exigências do estagiário é obrigatória a comprovação pelo aluno, em formulário próprio, de sua presença às reuniões com o orientador.

Os alunos em regime de dependência deverão seguir cronograma especial traçado por seu orientador, ficando desobrigados de cumprir este instrumento.

Coordenador do curso:

Prof. Me. Elcio Henrique Dos Santos
curso.administracao@lo.unisal.br