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Administração

Americana / Maria Auxiliadora

  1. Duração do curso

    8 Semestres

  2. Turno das aulas

    Matutino e Noturno

  3. Horário das aulas

    M: 7h50 às 11h30
    N: 19h às 22h35

  4. Investimento

    Mensalidades 2017; Matutino: R$875,00*; Noturno: R$875,00

  5. Ato Regulatório

    Renov. de Reconhecimento;Port. Nº 474 de 22.11.11 publ. em 24.11.11

Sobre

Reconhecido pelo MEC, o curso possui um regime acadêmico de 8 semestres,  priorizando a prática da formação profissional, além de uma formação crítica por meio da transmissão, análise e questionamentos das competências técnicas, humanas e conceituais da profissão. Pauta-se numa filosofia humanista, seguindo uma linha holística que considera o ser humano indissociável nos seus diversos aspectos e que valoriza a análise dos fenômenos  organizacionais e sociais.

Americana - Administração

Administração em Americana

Há 40 anos em Americana, o curso, além de formar profissionais com competências técnicas e comportamentais, estabelece parcerias tanto com empresas públicas e privadas como ONGs. Tais parcerias promovem vínculos acadêmicos/profissionais por meio de estágios, visitas técnicas e eventos, colaborando para formação integral do futuro administrador.

Objetivo

O curso contribui para a formação de administradores por meio da transmissão, análise e questionamentos do conjunto de competências técnicas, humanas e conceituais. Busca também formar profissionais capacitados a ocupar os mais diversos e importantes postos que as organizações possam oferecer e aptos a lidar com situações complexas e inusitadas de maneira diferenciada e criativa.

Área de Atuação

O futuro profissional poderá exercer suas funções em organizações privadas, empresas de economia mista e públicas, autarquias e fundações.Os setores de atuação compreendem diversas áreas: administração geral, pública, finanças, recursos humanos, vendas, marketing, logística, produção, comércio exterior, sistema de informação e suprimentos nas organizações de pequeno, médio e grande porte.

Perfil do Egresso

O Curso deseja formar profissionais que tenham as seguintes capacidades:  visão sistêmica da organização, domínio de técnicas e especialidades, visão humanística para compreender grupos e pessoas, postura analítico-crítica, atitude científica, capacidade empreendedora e postura ético-profissional. Além disso, as habilidades esperadas são:  reconhecimento e definição de problemas, desenvolvimento da expressão e comunicação e do raciocínio lógico, atuação crítica na gestão, iniciativa e criatividade no exercício da profissão, flexibilidade aos diferentes modelos organizacionais, capacidade para elaborar,  implementar e consolidar projetos e  capacidade para realizar consultorias em gestão e administração.

Estrutura Curricular

A organização curricular envolve a participação dos alunos nas atividades de aula, Estágio Supervisionado, Atividades Complementares, Atividades de Extensão e Ação Comunitária. O currículo mantém uma estrutura que permite uma formação adequada, procurando propiciar ampla formação humanística, crítica e reflexiva. A inter-relação entre unidades de estudo é feita a partir de disciplinas que capacitam os alunos para a compreensão e domínio das disciplinas de cunho profissional e eminentemente técnicas. As disciplinas de Formação Básica foram distribuídas ao longo dos períodos permitindo ao aluno, além da construção do conhecimento básico, a contextualização com a Administração das Organizações apresentada nos conteúdos conceituais desde o 1º (primeiro) até o 8º (oitavo) períodos.

As disciplinas de Formação Profissional são estudadas do 1.º e até o 8.º semestre, permitindo que o graduando acompanhe o processo de formação acadêmica e constitua a sustentação para as disciplinas do Eixo de Formação Prática estudadas no 7º e 8º semestres. Os conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias são estudados também do início ao final do curso, e os de Formação Complementar são contemplados nos Projetos Integrados (Propai e Plano de Negócios), nos Seminários de Iniciação Científica, nas Semanas de Curso, nos Projetos de Responsabilidade Social e Estágio Supervisionado. As Atividades Complementares previstas na organização curricular constituem um espaço apropriado para que o aluno construa seu conhecimento de forma diferenciada.

Corpo Docente

Para formar seus administradores, o curso conta com um corpo docente extremamente qualificado: aproximadamente, 75% de mestres e doutores. Além da titulação, outro ponto forte é a excelente experiência profissional de vários professores, que procuram levar para as salas de aula os ensinamentos obtidos como executivos de empresas nacionais e/ou multinacionais instaladas na região. Como existem vários professores que atuam no mercado de trabalho, os estudos de caso tratados em sala são bem atuais. Os palestrantes dos diversos eventos promovidos pelo curso, na grande maioria, são indicados por esses professores, face ao estreito relacionamento que possuem com outros profissionais do mercado.

ALEXANDRE FRANCO DE GODOI Mestre
ANDRE ROBERTO CILLO M​estre
ANSELMO DO NASCIMENTO Mestre
CELSO OTÁVIO GASETA Mestre
DANIEL BASSO POLEZI Mestre
DANER HORNICH Doutor
DÁRCIO JOSÉ NOVO Especialista
FABIANA RODRIGUES SOUSA DE SANTE Doutor
FLÁVIO CÉSAR ROSSI Mestre
FRANCISCO EVANGELISTA Doutor
GERALDO VITÓRIO BIAGGI Mestre
HELIO CORRAL COELHO Mestre
JAIME AUGUSTO DE CAMPOS Especialista
JANE AP. SIMON LARA PHENIS Mestre
JARBAS MARTINS Mestre
JOÃO CARLOS CASELLI MESSIAS Doutor
JOSÉ ANTONIO PADOVEZE Mestre
JOSE CARLOS PANTAROTO Mestre
MARCOS VENÍCIO POLLA Mestre
MOACIR PEREIRA Doutor
NIVALDO JOSE DA SILVA Mestre
REGIANE APARECIDA ROSSI HILKNER Doutor
REGINA APARECIDA PENACHIONE Mestre
RENATO KRAIDE SOFFNER Doutor
SÉRGIO LUIZ CABRINI Mestre
VALDIR MENUTOLE Mestre

Projetos

O curso se utilizará de algumas práticas pedagógicas inovadoras para promover o interesse pela construção do aprendizado em espaços pedagógicos e diversificados, tais como:

  • PROPAI – Projeto de Práticas Administrativas Integradas: proporciona uma visão das inter-relações dos conceitos ministrados em sala de aula e as práticas administrativas presentes nas organizações.
  • Plano de Negócios: propicia às equipes realizarem todas as etapas necessárias para a criação e administração de uma empresa fictícia, fazendo uso dos conceitos técnicos pertinentes às diversas disciplinas.
  • Estágio Supervisionado: permite ao aluno elaborar o diagnóstico de uma empresa e propor melhorias com base nos estudos realizados em sala de aula.
  • Simulação Empresarial: colabora de maneira decisiva na integração horizontal e vertical da grade, posto que a análise das inter-relações entre as diversas disciplinas é fator de suma importância para o sucesso das “jogadas”.
  • Seminário de Iniciação Científica: prepara os alunos para participar do Programa de Bolsa de Iniciação Científica – BIC SAL – que seleciona os melhores projetos de pesquisa.
  • Empresa Júnior: formada por alunos, auxilia clientes reais quanto às questões administrativas e contábeis e também promove visitas técnicas a todo corpo discente.
  • Visitas Técnicas: O curso de Administração da unidade de Americana tem como característica a realização de visitas técnicas com o objetivo de favorecer a integração entre aluno e mercado de trabalho. Todas as visitas são planejadas pelos alunos componentes da Empresa Junior em sintonia com os professores do curso.
    No ano de 2014 foram realizadas quatro visitas: Andradas-MG (processo de cultivo das uvas e transformação em vinho e sucos), Campos do Jordão-SP (Vinícola Goes), Jacareí-SP (empresa Heineken) e Porto de Santos. Confira as fotos.

Laboratórios

  • Laboratório de Informática
  • Laboratório Empresa
  • Empresa Junior

laboratorios - administracao - americana

 

Emprego e Estágio

O Estágio Supervisionado constitui-se, dentro das exigências curriculares, num campo privilegiado para o exercício da prática profissional supervisionada e propicia oportunidade para análise desta prática à luz dos conteúdos teóricos inseridos  no curso. Considera-se estágio curricular as atividades de aprendizagem social, cultural e profissional, proporcionadas pela participação do estudante em situações reais de vida e de trabalho, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob a coordenação e supervisão de nossa Instituição de Ensino. As 160 (cento e sessenta) horas de atividades do Estágio Supervisionado, sob a supervisão dos Professores, mais as horas de trabalho desenvolvidos nas empresas encontram-se concentradas nos 7º e 8º semestres. O aluno conta com um Supervisor de Estágio que o orienta durante o ano todo. Procura-se trabalhar com o Estágio, de maneira diferenciada, com forte conotação acadêmica e, ao mesmo tempo, potencializando a contribuição da Instituição com as empresas que recebem os alunos. Isso ocorre devido a  uma proposta inovadora em termos do trabalho de conclusão do estágio, em que o aluno não se limita a relatar suas atividades na empresa, mas desenvolve toda uma reflexão que culmina na elaboração de uma monografia que contém uma proposta de melhoria para a empresa. O trabalho de estágio compreende as seguintes etapas desenvolvidas ao longo do quarto ano:

  • descrição geral da empresa e seu respectivo histórico;
  • descrição das áreas e seus processos;
  • fundamentação teórica dos processos de cada área;
  • descrição e análise detalhada da área do estágio;
  • busca de recomendações para a solução de problemas, proposta de melhorias levando em consideração a natureza sistêmica da empresa e justificativa da proposta;
  • redação do trabalho de conclusão de estágio, articulando teoria e prática;
  • apresentação oral do trabalho de estágio perante uma banca formada por professores e membros da comunidade.

Com esta metodologia pretende-se desenvolver todos os aspectos do perfil profissiográfico desejado.

Faça Download do Manual de Estágio Supervisionado.

Vestibular 2018