Consórcio STHEM Brasil encerra 5ª Capacitação em Lorena

“Precisamos investir mais em professores no Brasil, e o Consórcio STHEM faz isso com maestria”. A fala é de Fábio Reis, Presidente do Comitê Gestor do Consórcio e idealizador do projeto, que também é Diretor de Inovação Acadêmica e docente do UNISAL. E para alcançar esta meta, entre 07 e 11 de maio de 2018 o UNISAL – Unidade Lorena/Campus São Joaquim sediou um grande evento de inovação acadêmica. Games, aprendizagem ativa, avaliação docente, trabalho em grupo e interação foram alguns dos assuntos mais comentados e praticados entre os 155 professores que participaram, oriundos de 50 instituições de ensino brasileiras consorciadas ao STHEM. MIT, Harvard, Ollin College, UnB e Universidade de Montreal são algumas destas instituições presentes no evento, realizado pelo convênio com a LASPAU (Academic and Professional Programs for the Americas, afiliada da Harvard University, EUA).

TEMAS E PROFESSORES CONVIDADOS

A 5ª edição de capacitação do Consórcio STHEM Brasil teve a participação assídua dos professores, com sugestões, troca de experiências e esclarecimento de dúvidas sobre processos de aprendizagem. E durante a programação, outros docentes versaram sobre os temas do Consórcio:

7 de maio: formação com Dr. Oscar Jerez Yañez (Professor de Educação e Psicologia da Universidad de Chile), com o tema “Investigação de ensino e aprendizagem: conectando a sala de aula com pesquisa”;

8 de maio: formação com Dr. Jose Oscar Mur-Miranda (Professor de Engenharia Elétrica e de Computação e pesquisador visitante da Harvard University, EUA), com o tema “Gamificação, aprendizagem baseada em jogos e motivação estudantil”;

9 de maio: formação com Dr. Peter Dourmashkin (do Massachusetts Institute of Technology), com o tema “O Engajamento dos Estudantes no Processo de Ensino”;

10 de maio: formação com Dr. Anastassis Kozanitis (Professor de Educação da Université du Québec à Montréal e Consultor Pedagógico da Escola Politécnica de Montreal, no Canadá), com o tema “Avaliação dos alunos para uma aprendizagem mais profunda”.

11 de maio: formação com Dr. Ricardo Ramos Fragelli  (Doutor em Ciências Mecânicas, Mestre em Engenharia Mecânica e professor adjunto dos cursos de Engenharia da Faculdade UnB Gama, assim como do Mestrado em Design), com o tema “Método Trezentos: Aprendizagem ativa e colaborativa, para além do conteúdo”.

FEEDBACK DOS PARTICIPANTES

Lucas Pires Maciel, da Toledo Prudente (Presidente Prudente-SP) esteve pela primeira vez na formação. Advogado e docente no Curso de Gestão Financeira, Administração e Direito, ele considera muito pertinentes os temas tratados na capacitação – mas definiu a gamificação, apresentada pelo Prof. Oscar Mur, como o método para um efeito multiplicador na IES onde atua. “É muito lúdico para o aluno, além de usar nossa imaginação para criar procedimentos diferentes”, avaliou. Letícia Veiga Vasques, da UNIS de Varginha-MG, ministra algumas disciplinas nos cursos de Marketing e Administração da IES e declarou que “Vimos muitos conceitos aqui que já utilizamos, mas foi importante para reforçar a teoria e saber que estamos caminhando na trajetória da inovação”.

“Manter contato com instituições importantes, e com professores que têm experiências em aprendizagem significativa, nos garante manter essa rede de cooperação e a conseguir o que mais desejamos: pensar na formação  do aluno, ou seja, do jovem que irá contribuir para o desenvolvimento desse mundo”, concluiu Fábio Reis.