Unisal - Centro Universitário Salesiano de São Paulo Blog do Marketing

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 “A vida só tem sentido, se compartilharmos conhecimento”. Sendo assim, dividirei com vocês o que penso sobre algumas estratégias de marketing que todos nós, profissionais atuantes nesse campo, viemos fazendo, muitas vezes de forma equivocada ou sem inovação.

Atuar em um mercado instável e competitivo como o da Educação Superior, exige estratégias de Marketing que diferencie sua IES das demais. O que quero compartilhar é o que penso da forma convencional com que utilizamos ferramentas já existentes, pretendo propor um “jeito” mais criativo, prazeroso e que ainda ofereça resultados mais consistentes para seu negócio.

Por exemplo, imagine o período de vestibular, quando a IES vai ao mercado falar com seu prospect em campanhas que utilizam mídias on e off-line. Nesse momento, expõe qualidades, como a preparação do aluno para o mercado de trabalho, apontamentos em ranking x ou y, estrutura, professores qualificados, entre outros quesitos “diferenciais. ”  Mas, em nenhum momento propõe algo inusitado. É nesse contexto, que sugiro que você faça a pergunta: Como posso ser atraente para um aluno, cheio de dúvidas, exigências e anseios, se sou igual às demais IES? Leia mais »

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???????????????????????????????O 1º Prêmio Comunicação “Como Le gusta”, concluído neste dia 29 de junho de 2016, uniu veículos de comunicação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte com o objetivo de incentivar o mercado publicitário e premiar a ideia mais criativa para o aniversário de 249 anos de São José dos Campos.

A realização foi do Grupo Meon de Comunicação, e contou com apoio das rádios Jovem Pan FM, Antena 1 FM, ConectCar SP/RIO FM, Ótima FM, Nativa FM e Band FM e as emissoras de TV Record Vale, SBT e Band.

O concurso contou com um júri formado por representantes de 6 instituições de ensino superior (UNISAL, FAAP, UNITAU, UNIVAP, ANHANGUERA, UNIP), além dos Shoppings Center Vale, Vale Sul, Colinas, Prefeitura Municipal de São José dos Campos e outros veículos- empresários.

O concurso se deu em duas etapas e contou com mais de 10 participantes do Vale, entre agências e estudantes de publicidade. Foram avaliados poder de marketing e comunicação.

As eliminatórias aconteceram no dia 22 de junho, na qual o UNISAL participou via online. A segunda etapa, dia 29-06-16, foi presencial, e realizada na FAAP (Avenida Jorge Zarur no. 650, Jardim Apolo – São José dos Campos) – Final. O evento começou por volta de 20h, com avaliação do júri, palestra, participação do público e premiação.

O evento contou com a participação dos veículos de comunicação apoiadores e também com estudantes, agências de publicidade.

PALESTRA

Além da premiação, foi realizada uma palestra com o título “A metamorfose da indústria da comunicação”, com Fábio Brancatelli, country manager do grupo A+V e Zarpa Media no Brasil, de distribuição digital de filmes publicitários.

Uma palestra simples e cheia de aprendizado. Dentre as falas dele, Fábio citou que o mercado é menor que o número de formandos, por isso é preciso criatividade das instituições de ensino, agências e estudantes.

Disse que os pilares mais importantes em uma instituição são criação, mídia, planejamento e atendimento.

Falou da humildade e de sua importância, citou que até um aplicativo de celular é humilde e sabe que precisa se renovar, que dirá nós, simples mortais.

Trouxe na apresentação exemplos de simplicidade em campanhas publicitárias e que ela tem ditado o mercado. E que não vê problema nenhum em contratar agências menores para a execução de campanhas de promoção da marca, seja ela regional ou nacional. “Não vejo problema nenhum no porte de uma empresa, não é sua receita que dita o seu trabalho, mas sim a sua criatividade”, disse Fábio.

Dentre os ganhadores nas categorias digital, impresso, tv e rádio, estavam as empresas Atriadaz e Arriba comunicação.

A cobertura completa do evento ainda será postada nos veículos de comunicação. Mas a Tv Band Vale cobriu as eliminatórias do evento. Segue o link do dia 22/06/16.

ihttp://www.band.uol.com.br/tv/vale/bandcidade/video/DcIDizDTRBo/band-cidade-2-edic-a-o-23-06-2016-parte-03.html

CONCLUSÃO

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Gostei muito de ter participado. Estreitar laços, mostrar o nome do UNISAL lá para o outro lado do Vale, onde temos um Polo de Pós-Graduação. Isso é muito importante!

“Acredito muito na união de forças para conseguirmos promover a comunicação como um todo. Ver tantos veículos juntos me fez acreditar nessa cultura do coletivo em prol de um objetivo maior, que ultrapassa marca, logo ou qualquer coisa do gênero”.

Lílian de Paula

Comunicação e Marketing UNISAL, Unidade Lorena.


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Relacionamentos dependem de ações constantes de todas as partes envolvidas. E não pense que o relacionamento está envolvido apenas na forma de contato entre duas ou mais pessoas. Hoje em dia o relacionamento está em todos os lugares. As empresas já perceberam que não adianta mais focar suas produções e estratégias apenas nos produtos, o objetivo agora é atrair os clientes e satisfazê-los da melhor maneira possível, a fim de conquistá-los e surpreender cada vez mais seus clientes.

Você imagina uma compra sem um bom relacionamento? Como você escolheu a sua faculdade? Como você decidiu se matricular no UNISAL? Você precisou de um relacionamento para que essa decisão fosse tomada. Você se relacionou com a marca em algum momento da sua vida, com parentes, familiares, amigos, conhecidos que já estiveram dentro dos pátios de colégios, igrejas ou faculdades salesianas. Você se interessou pelos nossos atributos, pela nossa história ou por qualquer adjetivo que possa caber no seu processo de decisão. Você se relacionou conosco!

Em contrapartida, nós do UNISAL, também nos relacionamos com você, e de diversas formas. Nós queremos saber como você está, como vai a sua trajetória acadêmica, sua história dentro da nossa casa. Queremos saber o que você pensa, o que acha das nossas atividades, o que acredita ser o nosso papel dentro do UNISAL e o que você quer para o futuro.

Nosso relacionamento deve ter uma mão dupla. Nosso objetivo não é apenas atraí-lo para nossas salas de aula, queremos manter com você um relacionamento que perdure “pra sempre”. É mostrar que você pode confiar de fato em nós, na marca que você leva todas as entrevistas, palestras e ações que fizer. É encantar e conhecer você, com um objetivo muito claro de fazê-lo sentir-se como se você estivesse na sala da sua casa, com seus amigos e com pessoas que contribuem para o seu desenvolvimento diariamente.

É receber de você respostas positivas, negativas, elogios, críticas, emoções e histórias que irão contribuir para que você se torne único dentro do UNISAL. Não é apenas um email marketing, um post no facebook ou um torpedo que dará o tom do nosso relacionamento com você, que não ousamos em chamá-lo apenas de cliente, é mais do que isso, você é nosso aluno, que nos dá a responsabilidade de contribuir para a formação profissional que você tanto sonhou.

Nosso relacionamento estreita-se a cada dia e este é mais um canal que a gente terá para falar com você. Comente, compartilhe, elogie, critique, fale. Queremos ouvir você, fazer do nosso relacionamento um elo cada vez maior e importante, dentro e fora das paredes do UNISAL.

Luis Fernando Cornacioni de Souza

Marketing UNISAL – São Paulo Campus Santa Teresinha

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Todos os dias quem fala e escreve sobre educação se pergunta: qual o efeito e a credibilidade desse tema no Brasil?

Carregamos em nossas costas o peso da herança de um país desde os tempos coloniais. A corrupção passa pelo nosso sangue desde antes de o Brasil ser país.

Num campo minado como esse impossível formar cidadãos honestos, certo?

Errado! Pelo menos é nisso o que acreditam jornalistas que escrevem sobre educação todos os dias, sejam em redações, à frente de assessorias de imprensa de órgãos educacionais e instituições de ensino ou ainda nas salas de faculdades, ainda como estudantes ou até mesmo como professores de comunicação. Leia mais »

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 “A vida nos pátios do UNISAL”

O Marketing de Relacionamento consiste em atrair, manter e reconquistar clientes, o que não é uma tarefa fácil. Isso porque as pessoas têm diferentes perspectivas a partir de um mesmo produto ou serviço e também pelo fato de muitos atendimentos exigirem uma personalização.

Em instituição de ensino as exigências são ainda maiores, pois o serviço a ser prestado depende muito daquele que o receberá e também pelo fato de estar atrelado aos anseios pessoais e profissionais, o que faz com que o público tenha um vínculo muito forte com a instituição.

No Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, mantemos ao Programa de Relacionamento com o Ex-Aluno, não só para reconquistar seu público, mas fortalecer o vínculo com a instituição.

Como forma de incentivo a este bom relacionamento, um dos pontos trabalhados é a memória, pois, a partir do momento em que o público consegue ter registrado um momento marcante com o serviço recebido, ele terá bons motivos para recomendá-lo e retornar a utilizá-lo. Porém é de extrema importância aguçar, de tempos em tempos, as boas lembranças assim como deixar registradas para ações futuras.

Diante disso, a partir de 2014 foi criada uma ação para que Colaboradores, Professores, Alunos e Ex-Alunos relatem experiências vividas em seus “pátios”, sejam elas engraçadas, importantes ou emocionantes. As melhores histórias são publicadas anualmente na forma de um E-Book chamado “A vida nos pátios do UNISAL”.

Como exemplo das histórias publicadas, podemos citar um pai de família desempregado que viu na possibilidade de cursar a faculdade como uma maneira de recomeço; uma ex-aluna e a liberdade que teve para se posicionar sobre sua religião nas aulas; a caloura que tinha como primeiros amigos o porteiro e o jardineiro, que sempre a recebiam com um belo sorriso e as boas lembranças dos Padres Hugo Greco e Mario Bonatti, dentre outros.

Para conferir as edições clique aqui.

Boa leitura!

Adriana Neves: Setor de Comunicação e Marketing do UNISAL, Unidade Lorena.

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O Linkedin tem a satisfação de apresentar o primeiro estudo para ajudar os profissionais de Marketing de Instituições de Ensino a atrair seus futuros alunos com conteúdo relevante.

Nesse estudo, você terá acesso às respostas de mais de 1.500 mil estudantes no Brasil sobre como eles se comportam durante o processo de decisão de cursos, universidades e programas de MBA/Mestrado.

Saiba como estar presente na lista de pré-seleção, entenda a mentalidade desses potenciais alunos e como criar conteúdo para influenciar cada etapa do processo de decisão deles.

Faça o download do estudo.

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.Marketing de ultilidade- 15-06-2016-Meias-do-Bem

O frio chegou pra valer esse ano, né? Com recordes de temperaturas baixas em várias cidades do Brasil, nós temos que apelar para casacões para sair de casa e cobertores e mais cobertores para dormir tranquilo.
Se já está difícil dormir em casa no quentinho, imagina para quem não tem casa? A Puket se perguntou isso, e resolveu fazer algo a respeito.

Partindo do princípio de que todo mundo tem pelo menos um par de meias velhas escondidas à toa no fundo da gaveta, a marca lançou a campanha Meias do Bem. Leia mais »

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Embora seja um jargão do mercado falar de comunicação integrada, não é todos os dias que surgem exemplos reais. Quando você fecha os olhos e pensa em cases integrados, que envolvem várias disciplinas e mídias, qual o primeiro exemplo que vem à cabeça?

Esse é o primeiro post de uma trilogia sobre comunicação integrada, onde vou apresentar alguns exemplos para mantê-los bem vivos nas nossas memórias. Vale lembrar sempre o formato de apresentação de um case: primeiro é apresentado um problema de comunicação; a seguir fala-se da solução para esse problema e por fim é demonstrado o resultado obtido através da aplicação dessa solução.

Esse é o formato que os principais eventos de comunicação do mundo, como o Festival de Cannes Lions, o mais antigo do mundo, recebem e julgam cases. Se você pretende ganhar prêmios, é legal já ir se acostumando com o formato, certo? Leia mais »

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A base do projeto em design está no plano na informação. Todos os tipos de marcas e produtos, de um modo geral, são importantes portadores de informação. Como produto, entende-se todo resultado de um projeto em design como artefato ou, objetivamente, como comunicação. As marcas desempenham um papel importante na sociedade devido a sua carga de informação e elas precisam se comunicar com o seu público-alvo e comunidade, mostrando assim o seu papel que desempenham na sociedade.

Podemos dizer que marca é a imagem que a empresa transparece. Para MARTINS (2009) marca é a união de atributos tangíveis e intangíveis, simbolizados num logotipo, gerenciados de forma adequada, que criam influência e geram valor. O gerenciamento eficiente de uma marca leva em conta aspectos como reputação, visibilidade, empatia, afinidade, cumplicidade com os valores, emoções e necessidades do consumidor. Manter essas características pode constituir a base para um bom posicionamento da marca frente ao mercado. No caso de uma instituição de ensino, esses aspectos influenciarão na decisão do futuro aluno.  Leia mais »

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forum-pucComunicadores de instituições católicas de educação de todo o país se reuniram nos dias 15 e 16 de maio, na cidade do Rio de Janeiro, para discutir a gestão da comunicação nessas instituições.

Presente na solenidade de abertura, Dom Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, parabenizou a iniciativa de realização do evento, que disse auxiliar no desafio de comunicar os valores das escolas católicas no mundo atual.  Leia mais »

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