Unisal - Centro Universitário Salesiano de São Paulo Imprensa / Clipping

23 ago

ANEC (UNISAL e PUC-SP realizam o II Congresso Internacional de DSI)

.

evangelli-gaudium

De 28 a 30 de setembro de 2016, em São Paulo, no Campus Santa Teresinha do UNISAL será realizado o II Congresso Internacional de Doutrina Social da Igreja, com o objetivo de discutir “A Doutrina Social da Igreja e o cuidado misericordioso dos mais frágeis.”

O evento busca estimular o diálogo entre a ética teológica e as ciências sociais e difundir a discussão dos temas fundamentais da Doutrina Social da Igreja, tais como: ideologia midiática, tráfico de pessoas, trabalho escravo e migração.

“Motivados pelo Papa Francisco, segundo o qual  não podemos nos fazer de distraídos diante de temas como Ideologia Midiática, Migração, Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo, considerando a imensa cumplicidade que envolve tais temas (Evangelii Gaudium, 211), o Congresso contará com a contribuição de renomados pesquisadores do Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Haiti e México.

O Congresso interessa não somente a estudantes de Teologia e Ciências da Religião, mas também a todos aqueles que concentram seus estudos, pesquisas e trabalhos em favor da promoção do humano e da defesa dos direitos fundamentais de cada pessoa.  Por isso, é de inegável valor também para jornalistas, profissionais da saúde, advogados, historiadores, sociólogos, ONGs e estudantes das diferentes áreas das ciências humanas.

II Congresso Internacional Doutrina Social da Igreja

Data: de 28 a 30.09.2016

Local: UNISAL São Paulo/Santa Teresinha

Rua Augusto Tolle, 575 – Santana

Inscrições: www.unisal.br/dsi

28.09.2016

17h – Credenciamento

18h30 – Apresentação Cultural

19h – Solenidade de Abertura

1. Odilo Pedro Scherer, Grão-Chanceler da PUC-SP (São Paulo/Brasil)
  2. Edson Donizetti Castilho, Chanceler do UNISAL

19h30 – Conferência: URGÊNCIAS ECLESIAIS SEGUNDO O CORAÇÃO DE FRANCISCO

1. Gustavo Rodrígues Vega, Arcebispo Metropolitano de Yucatán (México), Presidente da Comissão de Pastoral Social do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano)

29.09.2016

8h30 – Oração

9h- Conferência: IDEOLOGIA MIDIÁTICA

Susana Nuin Nuñez, CEBITEPAL-CELAM (Bogotá/Colômbia)

10h-  Café

10h30 – Mesa-Redonda: MANIPULAÇÃO IDEOLÓGICA DA COMUNICAÇÃO

Alex Villas Boas, PUC-SP (São Paulo/Brasil)

Fernando Altemeyer Júnior, PUC-SP (São Paulo/Brasil)

12h- Almoço

14h- Comunicações

15h-  Café

15h30- Conferência: MIGRAÇÃO

Paolo Parise, Missão Paz (São Paulo/Brasil)

16h30- Mesa-Redonda: MIGRAÇÃO: UM ESCÂNDALO MUNDIAL

Anis Deiby Valencia, IHDOSOC, Instituto Haitiano de Doutrina Social Cristã (Haiti)

Márcia Maria Cabreira Monteiro de Souza, PUC-SP (São Paulo/Brasil)

18h- Encerramento

30.09.2016

8h30 – Oração

9h-  Conferência: TRÁFICO DE PESSOAS

Thomas Brennan, ONU (New York/EUA)

10h – Café

10h30 – Mesa-Redonda: HUMANOS DESUMANIZADOS

Tânia Teixeira Laky de Souza, PUC-SP (São Paulo/Brasil)

Marina Aparecida Pimenta da Cruz Correa, PMMG/EFES/UEMG (Belo Horizonte-MG/Brasil)

12h – Almoço

14h – Conferência: TRABALHO ESCRAVO

Guillermo Sandoval, Comissão Nacional Justiça e Paz (Santiago/Chile)

15h – Café

15h30 – Mesa-Redonda: VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Juan Biosca González, Instituto Social do Trabalho (Valencia/Espanha)

Adelino Francisco de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Capivari-SP/Brasil)

17h – O PAPEL DAS UNIVERSIDADES NA PROMOÇÃO E DEFESA DOS MAIS FRÁGEIS

Anna Maria Marques Cintra, Reitora da PUC-SP (São Paulo/Brasil)

Ronaldo Zacharias, Reitor do UNISAL

Rosana Manzini, REDLAPSI, Rede Latino-Americana do Pensamento Social da Igreja

18h30 – Solenidade de Encerramento

Sobre O UNISAL

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo está presente no mercado desde 1997 como Centro Universitário, sua história começou bem antes, em 1952, com a abertura da Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciência e Letras na cidade de Lorena/SP. Hoje conta com Unidades em Americana, Campinas, Lorena e São Paulo, e com polos de Pós-Graduação em Pindamonhangaba e São José dos Campos. O UNISAL oferece Cursos de Graduação, Extensão e Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu.  A Instituição pertence às 77 IUS – Instituições Universitárias Salesianas – presentes em 19 países nos cinco continentes.

Fonte: ANEC

.