Unisal - Centro Universitário Salesiano de São Paulo Imprensa / Clipping

11 jan

TV Aparecida: Aluna do Mestrado participa de programa sobre movimentos sociais

.

Em 09/01/2019, a TV Aparecida exibiu mais uma roda de debate com um tema polêmico no Brasil: os movimentos sociais. O Aparecida Debate, mediado pelo jornalista Marcelo Zanini, além de fazer uma análise do conceito do assunto abordado, discutiu principalmente o universo de movimentos espontâneos como o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra) e o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).

Entre os convidados para debater a tônica abordada estiveram Gilmar Mauro, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST), e Fábia Maruco, advogada especializada em direitos humanos atuante no Núcleo de Prática Jurídica do UNISAL e também Aluna do Mestrado em Direito UNISAL.

Além de analisar as ações desses movimentos e suas relações com o cidadão e o poder público, o Aparecida Debate  contou que, no Brasil, os movimentos sociais ganharam mais importância a partir da década de 1960. Foi neste período que surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas, tanto no campo econômico como no social. Porém, antes, na década de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade. Hoje, o cenário entre essas organizações é um tanto instável, por causa do conturbado momento político vivido pelo país nos últimos anos. Confira:

.

Comentários

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Leia Também