Unisal - Centro Universitário Salesiano de São Paulo Imprensa / Clipping

28 mar

Professora do UNISAL publica artigo sobre Timor Leste em Revista Internacional

.

O artigo da professora dos Cursos de Filosofia e História do UNISAL, Suillan Miguez Gonzalez, foi publicado na Revista Plural Pluriel da Université Paris Nanterre (Universidade de Paris).

O trabalho, cujo título é “Pensar rizomaticamente as relações literárias por Timor-Leste”, é fruto da pesquisa do doutorado sanduíche (USP (Brasil) – Coimbra (Portugal),  concluído em novembro de 2018.

Segundo a autora, a publicação a divulgação da teorização desenvolvida para valorizar outras racionalidades e produções culturais, legitima a relevância da pesquisa doutoral e a difunde para obter repercussão internacional.

A literatura timorense de língua portuguesa e a particularidade da literatura “sobre o Timor” sinalizam relações sui generis. Posto o engajamento político, apresentou-se como humanitário, deu provas da solidariedade entre povos com herança colonizadora em comum. Neste ensejo, as literaturas de língua portuguesa ganham outras militâncias e formas de diálogo para compreender o despertar da literatura timorense de língua portuguesa”(Extraído do artigo).

A revista e o artigo da docente podem ser conferidos nos links:

SOBRE A AUTORA

Doutora em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Participou como cooperante do Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP) – bolsa CAPES. Mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) – bolsa CAPES. Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Viçosa/MG (UFV). Professora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL- Unidade Lorena, e Professora da Faculdade de Tecnologia – FATEC/Guaratinguetá. Editora executiva da Revista Científica On-line Tecnologia, Gestão e Humanismo (FATEC/Guaratinguetá)..