17 jan

Professor do UNISAL lança livro sobre consciência da existência humana

.CAPA-LIVRO-P.-JEFFERSON-200x300

“Entre Ricoeur e Freud: Você é quem pensa ser? A desapropriação e a reapropriação da consciência” é o título do novo livro do Pe. Jefferson da Silva, salesiano e professor do curso de Filosofia do UNISAL Lorena. A obra aborda as reflexões do filósofo francês Paul Ricoeur (1913-2005). Para Ricoeur, depois das descobertas de Freud quanto ao realismo do inconsciente, a reflexão foi posta em dúvida, pois tudo o que se pensa ser, pode ser meras ilusão ou devaneio. O escopo do livro é colocar sob suspeita as próprias reflexões. É cogitar que uma pessoa pode ir além de certas opiniões fechadas e unilaterais. Pensar a desproporção do sujeito, numa primeira impressão, soa como algo negativo; como se desejasse levantar uma “bandeira” da negatividade, uma negação de si mesmo. Mas é justamente o contrário, pois possibilita vislumbrar que um sujeito não se encontra pronto e acabado, mas pode se construir ao longo da história e de suas escolhas.

Em 23 de fevereiro, a partir das 8h, a obra será lançada no Salão do Júri do UNISAL Lorena, com participação aberta a todos os interessados. E o livro já está disponível nas versões impressa e digital, a partir do preço promocional de R$35,90: https://goo.gl/YFkrwm

 Sobre o autor

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016), Mestre em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (2011), Especialista em Logoterapia e Análise Existencial, com Ênfase em Educação pela Faculdade João Paulo II (2014). Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo – UNISAL (2001), bacharelado em Teologia pela Faculdade Dehoniana e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor do UNISAL Lorena e da Faculdade Canção Nova. 

.

Comentários

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Leia Também