Unisal - Centro Universitário Salesiano de São Paulo Imprensa / Clipping

19 nov

Portal Ligado na Facul (Sistemas Automotivos – Prof. Alcinei Nunes)

.

Curso tecnológico possui foco no mercado e oferece mais rapidez na construção da carreira

Que tal fazer um curso voltado para jovens com interesse na área de exatas e linguagens de programação para quem deseja entrar mais rapidamente no mercado de trabalho, especificamente em empresas do ramo automotivo?

sistemas-automotivos(a)O Ligado na Facul teve a oportunidade de conversar com Alcinei Moura Nunes, Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Automotivos do UNISAL Campinas, que apontou as principais tendências do mercado e fez uma avaliação sobre o perfil profissional que contempla a carreira na área.

Ligado na Facul – Como o curso de Sistemas Automotivos é estruturado e quais as principais áreas abordadas?

Alcinei Moura – O Curso de Tecnologia em Sistemas Automotivos do UNISAL prepara o aluno para o mercado de trabalho com formação prática e científica e busca atender as transformações e atualizações tecnológicas e de inovação do setor automotivo industrial. Durante seus três anos, o aluno conhecerá as seguintes áreas: Sistemas de Eletrônica Embarcada, Projeto Mecânico e Desenvolvimento de Protótipos, utilizando as principais ferramentas e softwares de desenho e simulação.

LNF – Como está o mercado de trabalho para um profissional de Sistemas Automotivos?

AM – O mercado de trabalho é muito bom. Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), por exemplo, existem muitas empresas do setor automotivo.

LNF – O mercado é restrito a essa região ou o campo geográfico de atuação é mais amplo?

AM – Eu diria que o campo é bem amplo tanto no mercado nacional quanto no internacional, porém esta região (RMC) é privilegiada quando o assunto é empresas do setor automotivo.

LNF – Qual o diferencial do Curso de Sistemas Automotivos?

AM – O curso Tecnológico prepara o aluno mais rapidamente para o mercado de trabalho em comparação com os cursos de Bacharelado, com uma abordagem predominantemente prática e aplicada em praticamente todas disciplinas, com desenvolvimento de protótipos em todo semestre, sem deixar de lado o conhecimento científico aprofundado dos principais temas em Sistemas Automotivos.

LNF – Quanto ao universitário, quais as características necessárias para alguém que irá atuar nesta área?

AM – O aluno deve gostar da área de exatas, ou seja, terá que fazer muitos cálculos; ter afinidade por linguagens de programação, tanto para automação de linhas de produção de montadoras, quanto para aplicações em eletrônica embarcada; e basicamente, ter familiaridade com o termo Tecnologia Automotiva.

LNF – Em quais áreas o jovem pode atuar?

AM – O Tecnólogo em Sistemas Automotivos pode atuar várias áreas, como Indústrias automotivas: montadoras ou desenvolvedoras de sistemas (sistemistas), empresas metalúrgicas, fábricas de eletroeletrônicos e de autopeças para desenvolvimento e implantação de projetos. Há também demanda nos setores de instalação, manutenção, operação e supervisão de equipamentos no setor automotivo. São também requisitados em setores de qualidade, supervisão e coordenação de projetos.

Fonte: Ligado na Facul

.