Atividade do curso de Filosofia do UNISAL incentiva trabalho em times

ATIVIDADE ANA VALÉRIA FILOSOFIASITETecnologia e inovação andam juntas, certo? Não necessariamente! Em sala de aula, a inovação pode surgir também em atividades manuais e numa boa conversa entre professores e alunos, com a intenção de descobrir talentos e despertar habilidades e competências.

No UNISAL – Unidade Lorena a professora de Língua Portuguesa Ana Valéria S. A. Reis, encerrou na primeira semana de junho o projeto TBL (Team Based Learning), com os alunos do primeiro ano.  E como palco das atividades, foi utilizado o Laboratório de Metodologias Inovadoras do UNISAL.

Os futuros profissionais da Filosofia, que integram um curso que incentiva a pensar e desenvolver sistematicamente o raciocínio além da leitura, compreensão e análise dos clássicos da Filosofia, trabalharam em times ao longo do semestre e finalizaram a atividade com a construção de games, uma das estratégias utilizadas na aprendizagem ativa. “As equipes formaram-se a partir de sorteio. Em seguida, elegeram seus coordenadores, nomearam-se e começamos os trabalhos. Entretanto, confesso que no início eles estranharam um pouco, e não entendiam muito bem que do desempenho de cada um dependia o sucesso de seu time”, revelou Ana.

Ao final da atividade, os estudantes apresentaram a proposta do jogo criado de forma lúdica e prazerosa. “Foi perceptível o comprometimento dos times, os quais eu parabenizo. Agradeço, ainda, pela confiança em mim depositada por parte do Prof. Ilmário Pinheiro, nosso Coordenador do curso”, finalizou Ana.

Saiba mais sobre o Laboratório de Inovação Acadêmica do UNISAL e sobre Núcleo de Assessoria Pedagógica: acesse aqui.