Alunos e docente de Pedagogia apresentam documentário sobre diversidade

DIVERSIDADE NÃO É IGUALDADE (1) SITE

Tudo começou com uma reunião de planejamento do colegiado de Pedagogia, e um projeto interdisciplinar ganhou asas nas mãos do Prof. Diego Amaro de Almeida e dos alunos do 3º ano de graduação em Pedagogia do UNISAL – Unidade Lorena/São Joaquim. “Após a reunião de colegiado, decidimos trabalhar em cima dos eixos temáticos determinados pelo curso, que são: educação, saúde e direitos humanos”, revelou o docente. E por sugestão dos 38 alunos, um documentário que pudesse descrever o tema transversal “Diversidade não é Igualdade” começou a ser construído.

Os discentes foram os protagonistas no processo, aprendendo diversas técnicas para captar e produzir o material necessário, contando também com a orientação do Prof. Diego para a edição final. As responsabilidades do trabalho em grupo, assim como os prazos de entrega, foram gerenciados com o auxílio da ferramenta administrativa 5W2H.

Para o planejamento e execução do material foram necessárias mais de 60 horas de gravação, resultando em um documentário de 20 minutos que aborda as questões de gênero, inclusão e problemas sociais. Foi a primeira vez que um trabalho nestes moldes foi realizado pela instituição.

O trabalho final foi apresentado durante as atividades do curso em 08 de junho de 2018, diante de uma banca de avaliação com professores de diversos cursos e outros participantes. Ao final do evento, o professor Diego foi homenageado pelos alunos, por sua atuação exemplar enquanto docente.

Quando indagado sobre a lição que tira deste tempo de produção do projeto interdisciplinar, Diego afirma: “Inovar não é fácil, nem para os alunos, nem para os professores. No entanto, com esta turma aprendi que é possível realizarmos atividades vistas como impossíveis, desde que haja planejamento e muito diálogo. Afinal, ser orientador em um projeto como este exige não somente a atenção ao aluno, mas também o acompanhamento para auxiliar nas dificuldades que surgem ao longo do caminho”.

SOBRE O PROJETO INTERDISCIPLINAR

O real intuito de um projeto como este é promover entre os alunos, e até mesmo entre os professores, a concepção do interdisciplinar. Apesar de os cursos ainda serem divididos por disciplinas, estas se correlacionam na construção do conhecimento e podem gerar mais projetos como o documentário “Diversidade não é Igualdade” – que já está disponível no YouTube e poderá ser utilizado por alunos, professores e demais interessados em atividades sobre os temas tratados, transversais na educação e essenciais para a sociedade.