Alunos de Pós-Graduação assistem palestra sobre Indústria 4.0

Palestrante e Aluna Gabriela

Em 18 de abril de 2017, o UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Campinas, Campus São José, realizou a Aula Inaugural para os Alunos de Pós-Graduação, no Auditório Artêmides Zatti, com objetivo de trocar conhecimentos com profissionais das áreas de Engenharia e Automação Industrial.

O Coordenador de Pós-Graduação, Prof. Nivaldo Marcusso, desejou as boas-vindas a coletividade e, na sequência apresentou a palestra “Indústria 4.0: O que as empresas esperam de você nos próximos anos? ”, ministrado por Alexandre Carmo, que é Engenheiro na área da Computação e Automação Industrial, Headhunter da Porsche Automotive e Empresário no segmento de SAP. Os temas abordados foram: Indústria 4.0, A Era das Máquinas: resistir ou trabalhar com elas?; a 4.ª Revolução Industrial: ameaças ou novas oportunidades?; IOT (Internet of Things): exatamente o que o cliente deseja; BigData: profissionais mais ágeis e flexíveis; Impressão 3D: o futuro impresso em 3 dimensões; Pensamento Sistêmico: a inteligência da equipe; SAP: decisões baseadas em dados e Carreiras: como alcançar as multinacionais.

Os Alunos aprenderam que as linhas de produção do futuro serão substituídas, sendo automatizadas e controladas, tornando a produção mais eficiente. A Indústria 4.0 é um novo conceito que será uma realidade, mudará a forma como se lida hoje com a produção de bens de consumo e materiais, tendo uma melhor distribuição de riquezas e um planeta mais sustentável. Para isso funcionar, o homem precisa trabalhar em conjunto ao robô, unindo vários processos e, em algumas situações, o robô substituirá a função do homem. “Como exemplo temos um piloto de fórmula 1, que, equipado com vários sensores, manda informações por IoT e coleta 2 gigas de informações de uma vez, por cada volta no circuito. A empresa decide coletar informações desse piloto para saber quantas voltas ele dá em 10 anos. É muita informação precisa que o IoT, BigData traz”, explica Alexandre. E acrescentou: “Lembrem-se dos skills. Precisamos entender de gente, nos comunicarmos, tomarmos decisões baseadas em dados, aprendermos e fazermos, comprometidos com resultados e pensarmos de forma sistêmica. Embora exista a tecnologia, somos humanos”, finaliza o palestrante.

Ao final, os participantes esclareceram dúvidas sobre o tema e a Aluna Gabriela (foto acima) entregou uma lembrança do UNISAL para o palestrante convidado.