“Adote uma Entidade” já atendeu dez instituições neste ano

IMG_0079O programa Adote uma Entidade, idealizado pelo UNISAL – Americana já atendeu dez instituições assistenciais neste ano de 2017. O projeto que acontece desde 2013 visa incentivar os alunos à prática do voluntariado, e atende as entidades quanto às suas dificuldades. No sábado, 27 de maio, os alunos se reuniram no campus Maria Auxiliadora e apresentaram os resultados obtidos durante o semestre.

Anterior ao “Adote uma Entidade”, o UNISAL já atuava na questão da responsabilidade social com os seus alunos – desde 2008 realiza o projeto “Trote do Bem – Recepção dos Calouros” que chegou para inibir os trotes violentos com os calouros e atuar no bem-estar do próximo. A diferença entre os projetos é que anteriormente todos os alunos auxiliavam uma única entidade, e a partir de 2013 houve a ampliação do número atendido, sendo atualmente 29 entidades da região.

“Esse projeto faz com que nossos alunos coloquem em prática seus dons”, comentou o coordenador da Pastoral da Universidade – P. José Antonio Pajola.

O aluno do curso de Administração Luiz Henrique Araújo comentou que ao participar do projeto (no seu caso foi com a Aequotam – Associação de Equoterapia de Americana) valorizou ainda mais o ser humano. “Para mim essas crianças são especiais não pela sua condição física, mas pelo o que elas são”, falou em sua apresentação.

Doação de Lacres

Este ano também houve uma parceria com o Núcleo de Educação Ambiental do UNISAL e Colégio Salesiano Dom Bosco, e foram arrecadados 104,790 quilos de lacres de latinhas que serão doados para a Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Americana e Rede Feminina de Combate ao Câncer. Os lacres são trocados por cadeiras de rodas.

Entidades adotadas

Casa de Dom Bosco – curso de Direito: revitalização do terreno com o plantio de árvores frutíferas e a construção de um espaço de convivência para as crianças.

Aequotam (Associação de Equoterapia de Americana) – curso de Administração: arrecadação de nota fiscal, café da manhã com as crianças, voluntariado de alunos, organização da festa junina e venda de pizzas.

Lar dos Velhinhos São Vicente de Paula – curso de Serviço Social: visita ao lar e desenvolvimento de atividades sociais que contribuem para a vida cultural dos idosos institucionalizados.

Missão Jeito de Ser Cristão – curso de Ciências Contábeis: venda de pães e bolos feitos pelos moradores da casa e venda de tortas em parceria com o Formiguinha, além de auxílio para a biblioteca da instituição.

Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Americana – cursos de Pedagogia e Psicologia: arrecadação de produtos de limpeza, auxílio aos alunos com a confecção do presente do dia das Mães, arrecadação de cupons fiscais, arrecadação de lacres e confecção de um tapete sensorial.

Coasseje – Casa de Orientação e Assistência Social Seareiros de Jesus – curso de Publicidade e Propaganda: arrecadação de roupas para brechó e alimentos, produção e impressão de material de divulgação e distribuição de sementes de croatalária – uma planta que combate o mosquito da dengue.

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Bárbara d´Oeste – curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos: arrecadação de alimentos e roupas para a realização de um bazar para a obtenção de fundos à entidade.

CPC – Centro de Prevenção à Cegueira – cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Automação e Controle: arrecadação e digitação de cupons fiscais.

APAASFA – Associação Protetora dos Animais de Americana São Francisco de Assis – cursos de Sistemas de Informação e Engenharia Civil: participação no projeto “Passeando com os dogs do Centro de Controle de Zoonoses de Americana” e arrecadação de rações, petiscos e brinquedos para os animais.